CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, abril 02, 2019

CASCO DE BRANCO SILVA


Já publiquei neste espaço sobre a morte do artista plástico Branco Silva, acontecida em 12 de fevereiro de 1959, portanto, há sessenta anos.


Pouco, muito pouco existe dele em Manaus, lembro de uns quadros no IGHA e outros na Pinacoteca do Estado. Há cinco anos, tomei contato com seu filho Vinicius Ruas (93a), que reside em Niterói-RJ. Em duas ou três visitas a este, conheci algo mais sobre o criador do Presépio Maravilha.
Nesses dias, graças a Internet, sou solicitado a escrever sobre nosso saudoso artista, quando Gustavo Gurgel, de Minas Gerais, me interpela sobre o achado em museu de Portugal.

Cheguei ao seu e-mail através de seu blog porque estive pesquisando sobre o artista Branco Silva. Chegou ao meu conhecimento a existência de uma peça disponível no Museu da Presidência da República, em Portugal, cuja descrição do artista cita esse nome, Branco Silva.
A peça é um óleo sobre carapaça de tartaruga disponível no salão de presentes de Estado daquele museu, ofertado aparentemente em 1957 pelo governo do Brasil ao Chefe de Estado de Portugal. Desejo conhecer mais sobre o histórico desse objeto.

Em outro e-mail, Gurgel envia o endereço da descoberta:

O casco de tartaruga está exporto no Museu da Presidência da República, em Portugal. Você pode vê-lo através do tour virtual existente no portal da instituição na internet.
Link do portal direcionando para a 

Completa Gurgel:
Está identificado como Óleo sobre casco de tartaruga, Branco Silva, 1957. Fiquei maravilhado com a peça. Alto nível de representatividade e informação; além, claro, da beleza singular. 

Feito o registro. Lembrando que o presente foi entregue ao presidente de Portugal, Craveiro Lopes, quando de sua passagem por Manaus, em 1957, ocasião em que efetuou uma visita ao Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário