CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, abril 12, 2019

ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MANAUS

André Araújo

Um pouco de história deste Serviço, cuja figura primordial foi o saudoso desembargador André Araújo. Essas notas foram transcritas do Relatório do Interventor Federal, Álvaro Maia, enviado em 1944 ao Presidente da República, Getúlio Vargas.

Trecho do Relatório citado


ASSISTÊNCIA SOCIAL
JUIZADO TUTELAR DE MENORES

O problema da criança não tem sido descurado, entregue ao Juiz Tutelar de Menores, a cujo cargo está a orientação do serviço social do Estado. Dirige todos os Departamentos o doutor André Araújo, devotado Juiz, a quem se devem as instalações de institutos, creches, escolas especializadas.
O Instituto Melo Matos é a obra mais antiga do Juizado, com oficinas de sapateiro, marceneiro, tipógrafo, encadernação e ferreiro. Por essas oficinas passaram 524 menores delinquentes e abandonados, sendo maior o índice de abandonados. O índice de homicídios e atentados graves à vida é pequeno, elevando-se, entretanto em vadiagem e pequenos furtos.
O Instituto Melo Matos tem entregue à sociedade amazonense muitos meninos reeducados, todos operários amparados em oficinas pelo próprio Juiz, que dispõe de uma Agência de colocação de menores.

A Escola Premonitória do Bom Pastor, fundada em 1940, funciona em novo prédio ultimamente adquirido e adaptado pela Interventoria. Passaram pelas suas aulas 251 meninas; acham-se internadas, no momento, 80 menores, sob a administração das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus e a direção pedagógica do Juiz.

Na Escola José do Patrocínio “Casa do Pequeno Gazeteiro” são assistidos todos os jornaleiros de Manaus. Não existe um só menor gazeteiro que não saiba ler e escrever. Vendem jornais, devidamente uniformizados. Têm assistência, remédios, hospitalização, dentista e proteção.

O Círculo Operário de Manaus, com 3000 sócios, acha-se instalado na antiga Escola de Aprendizes Artífices, cedida especialmente pela Interventoria, afim de atender a necessidade de organização operária e preparação de trabalhadores para a sindicalização preconizada pelo Ministério do Trabalho. São assistidos por médicos, dentistas, advogados, e gozam de proteção eficaz em todos os sentidos, orientados pelo próprio Juiz de Menores. 

Pretende instalar a Vila Operária Getúlio Vargas, com auxílio da Interventoria e da Legião Brasileira de Assistência, em terreno doado pela Prefeitura.
André Araújo
Desenvolvendo o problema de assistência aos operários, além de abrir um crédito para compra da Casa do Trabalhador, sob a orientação do Delegado do Ministério do Trabalho, a Interventoria, entregou ao Círculo Operário um outro prédio à avenida Sete de Setembro para instalação da Creche Circulista Menino Jesus, onde são internadas crianças até 6 anos. A Legião Brasileira de Assistência vem fornecendo alimentos, roupas, remédios para esses filhos de operários.

Mantida pelo Instituto de Proteção aos Menores, que tem sua sede no mesmo prédio do Círculo Operário de Manaus, a “Escola Montessoriana”, em Adrianópolis, destina-se à educação de menores cegos e surdos-mudos, com 25 internados, esperando ainda muitos que se encontram no interior do Estado.
É sua diretora a professora Regina Coeli Bezerra de Araújo, que, designada pelo Governo do Estado, se especializou no Rio de Janeiro e tudo tem feito pelo desenvolvimento da Escola, auxiliada pelas normalistas Maria Angélica da Silveira e Rita de Cássia de Araújo. Essa Escola tem um sentido rural amazônico.
Edificação desaparecida, em foto de jornal, 1970

A Escola do Serviço Social foi instalada na Cachoeirinha, no prédio da antiga Escola do Bom Pastor, cedido pela Interventoria Federal. Já diplomou duas turmas de assistentes técnicos sociais. Subvencionada, é reconhecida de utilidade pública, formando o seu corpo docente de médicos, advogados e professoras, num curso de três anos.

* * *
Até o dia 31 de dezembro de 1943, num período de três anos, passaram pelo Juizado Tutelar de Menores 14.222 menores, classificados pela seguinte forma:  

QUANTO AO SEXO:
Do sexo masculino: 7.846 e do sexo feminino: 6.376.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário