CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, abril 19, 2019

NOTÍCIA SOBRE A NAVEGAÇÃO AÉREA



Aumentando e valorizando a ligação aérea da nossa capital com o Sul do país, a Cruzeiro do Sul inaugurou ontem [15.09.1963] uma nova linha, utilizando aviões a jato, do tipo Caravelle. O acontecimento revestiu-se de
Cópia de A Gazeta, 16 setembro 1963
importância, dado que propicia progresso para o nosso Estado, mostrando o interesse daquela progressista empresa nesta região.
O Caravelle da Cruzeiro do Sul, que inaugurou a nova rota, regressou às primeiras horas de hoje e tinha a seguinte tripulação: comandantes Araújo e Winter, 1º oficial Xavier, navegador Viana e comissárias Rita, Dinorah, Aparecida e Paes.
Como passageiros do aparelho vieram, na qualidade de convidados da Cruzeiro, os senadores amazonenses Edmundo Fernandes Levy e Vivaldo Lima Filho, os deputados federais Djalma Passos e Manuel Barbuda e suas respectivas esposas; o sr. Raimundo Figueira, presidente do BCA [Banco de Crédito da Amazônia, atual BASA], e esposa; além de outros destacados passageiros.
À noite de ontem, no Hotel Amazonas, a Cruzeiro do Sul fez realizar um coquetel, oportunidade em que homenageou o mais antigo e a mais nova funcionária de sua filial de Manaus.
As fotos são flagrantes do acontecimento, vendo-se o senador Vivaldo Lima Filho quando, em nome da Cruzeiro, entregava um prêmio ao sr. Werner Dieckmann pelos seus 26 anos como funcionário da empresa, e o deputado Djalma Passos conferindo uma lembrança à senhorita Nazareth Silva, a mais nova integrante da numerosa família da Cruzeiro do Sul em nosso Estado.

Anotações próprias sobre a nota supra de A Gazeta, Manaus, 16/09/1963:

1.  A empresa Cruzeiro do Sul destacou-se em Manaus, com sua agência localizada no cruzamento da avenida Eduardo Ribeiro com a rua Henrique Martins, cuja edificação em nossos dias é ocupada por uma loja de roupas.
2.  Esta esquina acolhia um bom número de transeuntes, de diversas classes sociais, tornando-se um point conhecido por “Canto do Fuxico”.
3.  A empresa durou até ser adquirida pela Varig, cujo agente era E. V. d’Oliveira, com a sede na rua Guilherme Moreira. Recordo ainda que a Cruzeiro manteve uma linha entre esta cidade e a de Iquitos (Peru), escalando em Tefé e Tabatinga. Quando a Varig abandonou esta rota, coube a Transbrasil operar.
4.  Pelo visto, a Cruzeiro teve o privilégio de conectar Manaus com o restante do país pelos Caravelles, ou seja, colocou a cidade na velocidade dos jatos.
5.  O deputado federal Djalma Passos era oficial da Polícia Militar do Estado, e (importante), não sei porque circunstância, tornou-se compadre de meu pai.

Anúncio publicitário inserido no mesmo jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário