CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, dezembro 31, 2025

RETROSPECTIVA PRÓPRIA 2025

 Neste último dia de 2025, permito-me uma revisão sobre o que me aconteceu ou deixou de fluir. Logo no começo do ano retornei depois de um ano sabático em Curitiba e, diante da Manaus que reencontrei, tenho dito que me ofertei um "presente de grego". Porque depois de usufruir da vitalidade curitibana, reclamei, esperneei, esbravejei ao deparar com nossa cidade. Logo, contudo, assumi a forma citadina, seja no trânsito, seja na limpeza das ruas, enfim, do desarranjo que nos cerca. Voltei a ser o caboco nascido nos Educandos.

Ano Novo de 1979 e 2026, no quartel da Rádio Patrulha,
rua Dr. Machado, aos fundos da maternidade Balbina

Adiante, voltei a visitar o quartel da Polícia Militar buscando fazer algum trabalho cultural. Comecei alinhando o esquecido Piquete de Cavalaria ao CPM, um quartel existente nos fundos da maternidade Balbina. Para isso, remexi meus alfarrábios, fui em frente rememorando as passagens policiais do local. E mais, levantei a questão da criação da Polícia Feminina acontecida há 45 anos, ou seja, em fevereiro de 1980. Planejei e tentei elaborar um Revista virtual, a fim de marcar a efeméride. Não consegui, ao ser atropelado pelas femininas da caserna que preferiram uma impressa. Ficou para a próxima festa.

Neste ensejo, o comando da corporação constituiu uma comissão para escrever a História da PMAM, e nela fui incluído como convidado. De novo intentei, mas novamente fui barrado pelas indecisões e outros entraves, pois a comissão se preocupava antes de tudo com a "capa dura" do compêndio. Nenhuma linha foi escrita, assim fugi do vexame ou contribui para.

Outra idealização não cumprida foi a publicação do livro póstumo de poesia de Sergio Luiz Pereira, que diligenciei junto aos amigos do falecido, porém, nada consegui, não obstante faltar somente a capa do livro. Nesta linha de lembranças, busquei a Cúria para rememorar o falecido padre Luiz Ruas, nada feito, pois a Semana Santa seguida da morte do Pontífice Francisco não permitiram a comemoração.

Somente consegui junto ao CLAM (Clube Literário do Amazonas) relembrar o poeta Anísio Mello pelos 15 anos de sua morte. Portanto, fracassei redondamente. Espero em 2026 conseguir pouco, para tanto vou prometer pouco, para não falhar. Farei um vídeo sobre meus 80 anos e festejá-los com realce. Publicar o livro sobre a Banda de Música em ebook. Chega.

Agora, há 20 dias presenteei-me com um "puzzle" de somente 4.000 peças, com a intenção de refrescar a cabeça e manter um recorde, montá-lo em 25 dias. Junto com a esposa Beatris, vamos  conseguir. Ufa, chega 2025.

Ao leitor desta página, meus votos de prosperidade no Ano Novo, que lhe permita saúde e bastante crédito.  Aleluia.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário