CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, abril 27, 2019

EFEMÉRIDES DOMÉSTICAS (2)

Amanhã (28), a saudosa dona Francisca Pereira Lima Mendonça faria 102 anos de idade. Contudo, minha genitora faleceu aos 35 anos, vítima de tuberculose. No registro desta efeméride, transcrevo o texto preparado para uma Revista Especial que produzo sobre os Lima do Anveres.
Francisca nasceu em 28 de abril de 1917, como todos os irmãos, à margem do lago do Anveres. É a quarta no grupo de nove filhos de Vicente e Adelaide, a filha mais nova. Nesta condição, foi a “cuidadora” da mãe viúva, de maneira mais proeminente quando a genitora se transferiu para Manaus em busca da saúde. A despeito dos cuidados médicos e familiares, dona Adelaide faleceu em 1941. Francisca, conhecida no âmbito familiar por Chicuta, possuía 24 anos, e ainda estava solteira.
Francisca Lima, aos 27 anos, em Iquitos
 Havia escapado dos “botos” do Anveres e adjacências, portanto, foi a única a não contrair matrimônio com moradores da localidade. Encontrou o esposo em Manaus, um jovem atraente e de sua idade, comerciário hábil, entretanto, possuidor de um contratempo: era o peruano Manuel Mendoza (1916-2014), que aportuguesou o sobrenome para Mendonça (para saber mais sobre este, veja o livro Entre duas viagens).A família de Francisca não aceitou o noivado, circunstância que recomendou ao noivo a se retirar de Manaus, afastamento que foi realizado em duas ocasiões: uma, para um seringal, almejando Manuel acumular recursos financeiros; a outra, para Iquitos, no Peru. Nesta partida, cometendo uma ousadia (1944), pois conduziu a noiva a tiracolo. Na igreja de San Juan Bautista, patrono da cidade de Iquitos, Francisca e Manuel matrimoniaram-se em novembro do mesmo ano. Dois anos passados, o casal já estava de regresso, trazendo o embrião do primeiro filho: Manoel Roberto; e foi se estabelecer na rua Inácio Guimarães, em Educandos, próximo à residência da irmã Raymunda. Em 1948, nasceu o segundo filho: Henrique Antonio, e os Mendonça seguiam em ascensão, gerindo a bem-sucedida Mercearia São José.  Entretanto, Manuel decidiu tentar a sorte no Rio de Janeiro de 1950 (bem conhecido dos brasileiros). Em menos de um ano, diante da sorte “madrasta”, retornou o casal ao Educandos, já “encomendado” o terceiro filho: Pedro Renato. 
A partir do nascimento deste (1951), a vida de Francisca mudou inteiramente, pois ela teve que se desdobar em busca da saúde, enfrentando um terrível mal para a época: a tuberculose. Resistiu somente um ano, até que, em 17 de julho de 1952, “entregou a alma ao Senhor”. Aos 35 anos, a primeira filha adulta dos Lima sucumbiu, tendo sido, como se voltasse ao aconchego materno, sepultada no mausoléu da genitora Adelaide Lima, no cemitério São João. 

Nota: efetuei uma correção na data de nascimento para 28 de abril.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário