CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, abril 08, 2019

ANIVERSÁRIO DA PMAM: 1970

Cap Carneiro, tenente Fausto e coronel
Maury Silva

Na postagem de 4 de abril, aludi a duas datas de nascimento da Polícia Militar do Amazonas. Abaixo, apresento uma contraprova de sua criação em 1876. Foi sacada do centenário matutino Jornal do Commercio (edição de 23 abril 1970), ocasião em que noticia a programação de festejos pelo aniversário desta corporação. 

Recorte do Jornal do Commercio, 23 abril 1970

94º Aniversário de fundação
Para comemorar seu 94º aniversário, a Polícia Militar do Estado já elaborou uma condigna programação que inclui a inauguração do quartel da PM, no município de Parintins, e visita as obras do quartel da PME, em Petrópolis. A programação será aberta no próximo domingo, com a inauguração do quartel em Parintins, ato que contará com a presença do Governador Danilo Areosa.
Gov. Danilo Areosa 
Na segunda-feira, às 17h., os filhos dos praças daquela briosa corporação assistirão no “Master Circo” uma apresentação especial.
As festividades serão encerradas dia 3 de maio, quando será oficiado missa em Ação de Graças na igreja de S. Sebastião. Às 9hs., com ocorreu nos anos anteriores, haverá formatura geral na Praça S. Sebastião quando ocorrerá a cerimônia de condecoração dos militares que se destacaram.
Durante a Semana da Polícia Militar será cumprido o seguinte:
PROGRAMA
[Abril]
Dia 26 — Inauguração do Quartel da PM no Município de Parintins, com a presença do Sr. Governador do Estado.
Dia 27 — 17 horas — Sessão no Master Circo para filhos dos praças da PM.
Dia 28 — 20 horas — Sessão cinematográfica para os praças no pátio interno da Corporação.
Dia 29 — 9 horas — Visita dos oficiais da PM a nova tomada d’água (Bombeamento). 19:30 — Entrevista na TV Ajuricaba pelo Comandante da PM.
Dia 30 — Torneio Quadrangular entre Exército, Aeronáutica, Marinha e PM; vôlei, futebol de salão e de campo.
[Maio]
Dia 1º — Solenidades relativas ao Dia do Trabalho e às 20:00h - Retreta na Praça da Polícia pela Banda da PM. 
Dia 2 — 9 horas — Visita à construção do Quartel da PM em Petrópolis com coquetel oferecido às autoridades.
20:00 horas — Jantar de Confraternização entre oficiais da PM no [restaurante] Chapéu de Palha.
Dia 3 — Nonagésimo quarto Aniversário da PM.
8 horas — Missa em Ação de Graças na Praça S. Sebastião;
9 horas — Formatura Geral na Praça S. Sebastião: compromisso de Oficiais ao 1º posto e entrega da Medalha Tiradentes aos condecorados.
20 horas — Coquetel no Ideal Clube.

Recorte de O Jornal, de 30 abril 1970

Outro matutino, o extinto O Jornal (30 abril 1970) expõe as características do quartel/delegacia:

Amplo e arejado, construído dentro dos moldes da arquitetura regional moderna. Salas espaçosas servindo para alojamento de cabos e soldados. Alojamentos para sargentos e oficiais. Cozinha com sala de refeições. Na parte da Delegacia, gabinete para delegado e xadrez para presos correcionais e de justiça.

Algumas observações pessoais, às vésperas do cinquentenário:
1.    Era comandante da PME, o tenente-coronel José Maury de Araújo e Silva, do Exército, que permaneceu na direção entre 1968-71.
2.    O quartel da PM em Parintins era diminuto, um mix que servia ainda de delegacia de Polícia. O delegado era o capitão PM Francisco Carneiro da Silva. Hoje, ampliado em decorrência do efetivo e da expansão demográfica, além do Festival de Bumbas, ali está sediado o 11º BPM, sob o comando do tenente-coronel Luís Alberto Navarro.

3.    O restaurante Chapéu de Palha existiu no entroncamento das ruas Paraíba com Fortaleza, em Adrianópolis. Obra do arquiteto Severiano Porto, que copiou a modelagem de nossos sombreiros regionais. Desapareceu totalmente, sendo substituído por um posto de gasolina.
4.    O quartel de Petrópolis foi inaugurado em novembro de 1971, quando era comandante da PME o tenente-coronel Paulo Figueiredo Andrade de Oliveira. Destinado a abrigar o comando-geral da Força Estadual, este somente acolá aquartelou em 2002, quando cedeu o quartel da Praça da Polícia à Secretaria de Cultura.
5.    O aristocrático Ideal Clube também fechou as portas, resta o belo edifício no alto da avenida Eduardo Ribeiro, aguardando uma boa serventia.
6.    A TV Ajuricaba, a pioneira do Amazonas, transmudou-se em outras.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário