CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, setembro 20, 2025

POLÍCIA FEMININA - CRIAÇÃO

 A ilustração da postagem registra os primeiros exercícios militares da Polícia Feminina do Amazonas, criada em fevereiro de 1980. A tropa perfilada apenas deu uma trégua na instrução, dirigida pelo comandante do Pelotão - tenente Claumendes Cardoso, para a pose

Arquivo pessoal do comandante Claumendes - 1980

Agora, um pouco sobre o quartel de madeira, sim, de madeira. Tratava-se de uma relíquia incorporada pela Força estadual no final de 1970, quando o governo de Danilo Areosa extinguiu a Guarda Rodoviária, subordinada ao DERAM (Departamento de Estadas de Rodagem do Amazonas), e transferiu seu patrimônio para a PM.

No primeiro instante abrigou a Companhia de Polícia Rodoviária, até quando esta foi transferida para o quartel construído na Ponte da Bolívia, rebatizada de Barreira. Essas e outras movimentações levaram cerca de dez anos, até quando o comando ali aquartelou a parcela feminina da corporação. Várias unidades policiais ainda passaram pelo local, até ser este transferido para o Corpo de Bombeiros Militar, que acola instalou o atual 6º GPM (Sexto Grupamento Bombeiro Militar).

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário