CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, janeiro 29, 2020

TELEFONIA EM MANAUS: A CAMTEL

De certo, a CAMTEL (Companhia Amazonense de Telecomunicações) deve ser minimamente a avó da nossa telefonia, exercida hoje por algumas companhias. Inaugurada em fevereiro de 1968, foi a arrojada iniciativa do governo estadual, tentando substituir o falido sistema ainda com ranço inglês. A telefonia local até que funcionava, eram apenas quatro números. (Lembro do primeiro telefone que usei, o do Seminário, o 12-69.) A Telamazon substituiu a CAMTEL, até ser aquela encampada pela iniciativa privada.

Quanto à comunicação interestadual, era um desastre, cujo serviço era prestado pela Pará Telephone Company. Para ilustrar a informação, a telefonista servia de intermediária na conversa, além de se ter que entrar na fila indo a sede da companhia, que funcionava ali próximo do Hotel Amazonas.
A Camtel para expandir a rede vendia telefone a prazo, todavia, havia que ter paciência para aguardar a instalação. No entanto, quanto valor possuía este investimento, cabendo declarar esta propriedade no Imposto de Renda, valorizado conforme o prefixo. O 32.. era o mais bem cotado. De quatro números, passou-se pra cinco e, atualmente, são nove.

Anúncio circulado em janeiro 1970
Já em 1970, a Camtel inaugurou uma escola primária para os filhos dos seus funcionários, anunciou a festa o Jornal do Commercio (1º fevereiro 1970). Nesse período, os aparelhos comunitários já se espalhavam pela cidade, trazendo conforto para uns e dificuldades para as organizações de segurança, em especial, os Bombeiros, que recebiam largo número de trotes. Ainda mais que o 193 era gratuito. Era esse telefone intitulado (amigo) público nº 1, conforme anúncio circulado em janeiro de 1970.
Para mais detalhes: consulte no Blog do Durango: Aspectos do Serviço de Telefonia em Manaus (Série 1960).



A Escola da CAMTEL

Os filhos dos funcionários da Companhia Amazonense de Telecomunicações têm, desde ontem, uma escola primária própria, que está localizada na rua Major Gabriel, trecho compreendido entre a Ramos Ferreira e a Leonardo Malcher. A inauguração do estabelecimento foi feita pelo governador Danilo Areosa, que aplaudiu a iniciativa da CAMTEL dizendo ser a escola mais uma afirmação de que a empresa está bem administrada.
O presidente da Companhia, Carlos Lins, mostrou as instalações e o equipamento da escola ao chefe do Executivo e ao secretário de Educação, Vinícius Câmara — que são vistos na foto inferior —, tendo também estado presentes à cerimônia outras autoridades e os demais diretores da CAMTEL, Prof. Júlio Silva e Eng. Calil Dib.

Nota: A legenda da foto deixou de citar o ajudante de ordens do governador, o então capitão PM Odacy Okada (primeiro, à esq.). Está feito o reparo, caro amigo, coronel.

3 comentários:

  1. Radional, era o nome da companhia telefônica que fazia a conexão com o mundo dito civilizado. Funcionava no andar térreo do edifício localizado na esquina da rua Teodoreto Souto com a rua Dr. Moreira.

    ResponderExcluir
  2. Isso, Silva, sofri muito neste endereço, ao falar ou tentar conversar com alguém fora de Manaus.

    ResponderExcluir
  3. Lembro desses fatos. Estou pesquisando para saber da data da criação da Telamazon. Sabe disso?

    ResponderExcluir