CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, janeiro 28, 2020

"PORTA LARGA": FINAL


ACABOU-SE O “PORTA LARGA”

A construção antiga ruiu (O Jornal, 21 jan. 1970)
Com as pesadas chuvas caídas sobre a cidade, desabou à tarde de ontem, felizmente sem fazer vítimas, o velho prédio da avenida Sete de Setembro esquina com a [rua] Itamaracá, onde por muitos anos funcionou o bar-restaurante “Porta Larga”. Suas portas, pois eram muitas e estreitas, durante anos não se fecharam. Noite e dia atendendo freguesia certa e constante. Refeições e principalmente bebidas alcoólicas. Boêmios e mulheres da chamada “vida fácil”.

Depois, o tempo passou. A cidade “civilizou-se” e o “Porta Larga” cerrou suas portas, para surgir uma Drogaria, que se mudou às pressas há alguns anos, com medo justamente que o prédio caísse. Interditado, ontem à tarde ele ruiu, conservando de pé apenas uma parede como recordação.
 
Espaço ocupado por botecos, com título chamativo. (Foto pessoal)
Tenho pouco a acrescentar sobre a descrição de O Jornal, de 21 de janeiro de 1970. A esquina da prostituição não se modernizou, seguiu atendendo o público característico. Ainda que cercada por lojas, bancos, entidades legislativas e outras iniciativas do melhor período da Zona Franca. Isso tudo definhou e, em nossos dias, a esquina é ocupada por um boteco e um bar, conforme sinaliza a foto (de hoje “mermo”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário