CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, janeiro 15, 2020

EXPLOSÃO DA CALDEIRA: 50 ANOS (2)


Explosão da caldeira da Lavandaria da Santa Casa.


Ainda do extinto jornal A Notícia (edição de 15 janeiro 1970), em seu trabalho jornalístico. As fotos ilustram essa tragédia, que julgo ter fornecido à Santa Casa o início de sua derrocada.



O governador Danilo Areosa esteve presente ao local assim que soube da tragédia. Lá permaneceu bastante tempo sendo inteirado das providências e determinado outras para a assistências às vítimas. Veem-se também os policiais Danilo Silva (quase presente à tragédia) e Geraldo Dias, e o dr. Jorge Abrahim, ex-provedor da Santa Casa.


A violência do impacto causado pelo deslocamento de ar da explosão é visível na parede da casa de esquina das ruas Lobo D'Almada com José Clemente. Aí brincavam cinco crianças que foram atingidas. No canto da foto estão presentes os enormes blocos deslocados do paredão de pedra que sustenta o terreno onde se localiza a lavanderia.  

Nota própria: a edificação que aparece ao fundo foi modificada, abrigando hoje uma pastelaria.


Tomada poucos minutos após a ocorrência, a foto mostra os destroços fumegantes da caldeira e os estragos que a explosão produziu no prédio, muro e paredão de pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário