CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, janeiro 30, 2020

CONTO DE ANÍSIO MELLO (1927-2010)


Ainda em decorrência da busca em papeis arquivados, deparei com uma pasta contendo alguma produção de Anísio Mello, o multiartista que morreu há dez anos (abril 2010). Buscava material para rememorar de algum modo sua partida, de volta à floresta, como deixou registrado em texto, e que deve ser inscrito na lápide de sua sepultura.
Acolá encontrei um conto de sua autoria, abaixo compartilhado:

LESEIRA, NÉ?...

A família Ximenes não era grande. A filha mais velha acabara de casar-se com um abastado negociante de peles clandestinas de animais selvagens. Isto possibilitou ao grande vigarista e contraventor aproximar-se de Cláudia, presenteando-a constantemente com joias e perfumes. Roberto, também filho dos Ximenes, viajara para a Europa, onde iria especializar-se em Ecologia Amazônica, como se lá entendessem de fome de caboclo... Muito bem, muito bem... continuemos a narrar os fatos, mas esqueçamos as particularidades dos filhos e vejamos o que aconteceu ao respeitável senhor Francisco Ximenes.
Dona Melica, sua esposa, procurando amenizar a solidão do marido, não sabia que favores oferecer ao seu “velho”, só faltando mesmo o impossível.
“Seu” Ximenes era muito distraído e muitas vezes tomou ônibus errado ou tentou descontar cheques em bancos trocados. Mas isto ele próprio contou-me com os olhos cheios “d’água”, e foi muito mais grave.
Como a família estava reduzida a apenas duas pessoas, Ximenes resolveu mudar-se para um prédio de apartamentos, onde só o número diferia. Certa vez, após um dia cansativo e calorento, Ximenes entra em casa, não encontra dona Melica, mas sobre o criado-mudo viu um lindo pijama cor-de-rosa. Sorriu sozinho e pensou nas amabilidades da esposa, ausente naquele momento, por motivos estranhos. Vestiu o pijama, olhou-se no espelho e deitou-se para um pequeno repouso.
Dez minutos depois, ouve um barulho de chave abrindo a porta. Imediatamente, puxa um lençol e o estende sobre o corpo. Os passos aproximam-se mais ainda, mais um pouco, e Ximenes, num raro momento de humor, querendo brincar com doma Melica, zás!... retira o lençol rapidamente como que para assustá-la.
— Meu Deus, estremeceu “seu” Benevides, fui traído!
Ximenes, apavorado, viu que havia algo errado em órbita na Terra. Pulou da cama e abraçou Benevides, impedindo-o de qualquer movimento.
— Mil perdões! Não é um caso de infidelidade. Foi apenas uma distração minha, explicou. A chave deu certo e eu entrei. Eu sou seu novo vizinho, meu nome é Ximenes e eu estava esperando a Melica, minha mulher.
Benevides, gordo e baixinho, põe as mãos na cintura, em postura de desafio, e rebate:
— Tudo errado, vista-se, deixe meu pijama na cama e troque sua fechadura, “seu” Xi... xi... menes, falou nervoso.
Ximenes mais que rápido, vestiu-se, pediu desculpas e saiu, iniciando assim sua política de “má vizinhança”. Ficou uma semana sem sair de casa, como um avestruz com a cabeça dentro do buraco, morto de vergonha.
Leseira, né?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário