CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, janeiro 02, 2020

PMAM: COQUETEL



Texto legendando a foto:

Recorte de A Crítica, 3 de janeiro de 1970
Cumprindo uma tradição, a Polícia Militar do Estado oferecerá um coquetel à imprensa no próximo dia 5, véspera de Reis, às 11 horas, oportunidade em que o comandante José Maury da Silva fará um breve relato das atividades do ano passado, e exporá, em linhas gerais, o planejamento traçado para este ano. 

A solenidade será levada a efeito no Salão Nobre da PM, tendo a oficialidade dessa corporação formulado convite à A Crítica através do coronel Neper Alencar, major Helcio Motta e tenentes Carvalho e Edson Matias.




NOTAS DO BLOG DO CORONEL ROBERTO:

De certo, a ideia partiu do comandante da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), tenente-coronel EB José Maury de Araújo e Silva (1968-71), que desfrutava de vasta amizade nos meios jornalísticos, em particular, dos colunistas sociais. Desse modo, organizou o coquetel para a imprensa, tendo enviado seus arautos para convidar os “caciques” dos jornais.
Exercia eu a função de Tesoureiro da corporação nesse início de 1970. O cargo me isentava de algumas obrigações, como o serviço diário e esse batente de relações públicas (termo da época). Obviamente, cuidava dos recursos para o pagamento dos fornecedores.

A foto em preto e branco desta postagem, expondo a deficiência da impressão de então, foi realizada na direção de A Crítica, cujo proprietário Umberto Calderaro (à esquerda da foto), acolheu aos seguintes oficiais: coronel Neper da Silveira Alencar, que exercia o subcomando da Força Estadual; major Helcio Rodrigues Motta (que não aparece na foto), que, todavia, foi comandante-geral da PMAM (1983-87); tenente Edson de Lima Matias que, adiante exerceu, entre outras funções, a direção do Detran (Departamento Estadual de Trânsito); enfim, tenente José Cavalcanti Campos (erroneamente indicado por Carvalho), teve marcante passagem pela corporação: chefe da Casa Militar dos governadores Henoch Reis e Gilberto Mestrinho, deputado estadual, e ora dirigente da AVC (Associação dos Velhos Coronéis).

Na passagem do cinquentenário deste noticiário (3 de janeiro de 1970), convém observar que, dos integrantes da foto, apenas o hoje coronel Cavalcanti Campos encontra-se na “ativa”, os demais passaram à eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário