CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, outubro 18, 2011

MEMÓRIAS AMAZONENSES (LXIX)

Outubro, 19

1901 – Toma posse no comando do Regimento Militar do Estado, hoje Polícia Militar, em substituição ao coronel Adolpho Lisboa, o tenente-coronel (do RME) Camilo de Lelis Pacheco Amora, de quem se conhece muito pouco. Quanto ao substituído, devido ao seu comportamento dúbio tanto no Regimento quanto na direção da prefeitura de Manaus, não faltam publicações.

1969 – Abertura do I (e único) Festival Norte de Cinema Brasileiro, realizado no cine Odeon, onde hoje se encontra o edifício Manaus Shopping Center. Integrante das comemorações do Tricentenário da Fundação de Manaus, o evento foi promovido pelo Departamento de Turismo e Promoção (Depro), no governo Danilo de Matos Areosa (1968-1971) e dirigido pelo jornalista Joaquim Marinho.

Cine Odeon, em 1953, devidamente restaurado
A abertura ocorreu na Boite dos Ingleses (ou Forró dos Gringos) no Boulevard Vivaldo Lima, e o encerramento, em 29, no Cheik Clube, com a banda Blue Birds (ainda existente). Presença de Milton Nascimento, do diretor Rogerio Sganzerla e Anecy Rocha (irmã de Glauber Rocha). Os cineastas de Manaus: além de Joaquim Marinho, Marcio Souza, Roberto Kahané, Cosme Alves Neto (fundador do primeiro videoclube local), Felipe Lindoso e Ivens Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário