Ponte Benjamin Constant ou de Ferro |
1. Ponte de Ferro ou Terceira Ponte (em razão de que existem mais duas na mesma avenida), originalmente denominada de Benjamin Constant. Lançada sobre o igarapé do Mestre Chico, liga o centro com o bairro da Cachoeirinha, que então estava sendo arruado.
A estrutura metálica desta ponte pesava setenta toneladas e foi importada, obviamente, da Inglaterra. Sua inauguração ocorreu em 7 de setembro de 1895 e, há dois anos, recebeu suntuosa recuperação, quando também foi reconquistado seu entorno pelo programa de recuperação de igarapés de Manaus (Prosamim).
Ponte Campos Salles, de ferro sobre o igarapé da Cachoeira Grande, hoje Bilhares |
2. Igualmente de ferro, em 18 de setembro, o governo inaugurou
a Ponte da Cachoeira Grande ou de Eduardo Ribeiro, mas oficialmente de Campos
Sales. A ponte situada no então bairro de Flores resistiu ao tempo, tendo
sofrido recentemente uma recuperação e a companhia de nova ponte (esta em
alvenaria), para atender a expansão viária de Manaus. Ponto de referência: av.
Constantino Nery, próximo as torres do Millenium.
3. Ainda na av. Sete de Setembro, em 5 de julho de
1896, foram inauguradas duas pontes romanas, construídas sobre os igarapés de
Manaus e de Bittencourt. Ainda servem ao trânsito em geral.
Primeira ponte - Floriano Peixoto, acima, e a Marechal Deodoro, abaixo |
Como referência, antecede ao Palácio Rio Negro (sede do governo até 1996), agora Centro Cultural.
4. A segunda, situada na esquina seguinte, leva o nome de
Marechal Deodoro, mas, como vem na sequência, é mais conhecida como Segunda
Ponte. Também suas margens receberam cuidados urbanísticos e foram dotadas de
recursos para o acolhimento de público e apresentação de artes.
Somente mais de três décadas depois, o governo do Estado
conseguiu construir nova ponte, outra ponte romana de pequeno porte, que tirava
o bairro de Constantinópolis (agora Educandos) do isolamento. (segue)
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