Ponte Benjamin Constant ou de Ferro |
1. Ponte de Ferro ou Terceira Ponte (em razão de que existem mais duas na mesma avenida), originalmente denominada de Benjamin Constant. Lançada sobre o igarapé do Mestre Chico, liga o centro com o bairro da Cachoeirinha, que então estava sendo arruado.
A estrutura metálica desta ponte pesava setenta toneladas e foi importada, obviamente, da Inglaterra. Sua inauguração ocorreu em 7 de setembro de 1895 e, há dois anos, recebeu suntuosa recuperação, quando também foi reconquistado seu entorno pelo programa de recuperação de igarapés de Manaus (Prosamim).
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Ponte Campos Salles, de ferro sobre o igarapé da Cachoeira Grande, hoje Bilhares |
2. Igualmente de ferro, em 18 de setembro, o governo inaugurou
a Ponte da Cachoeira Grande ou de Eduardo Ribeiro, mas oficialmente de Campos
Sales. A ponte situada no então bairro de Flores resistiu ao tempo, tendo
sofrido recentemente uma recuperação e a companhia de nova ponte (esta em
alvenaria), para atender a expansão viária de Manaus. Ponto de referência: av.
Constantino Nery, próximo as torres do Millenium.
3. Ainda na av. Sete de Setembro, em 5 de julho de
1896, foram inauguradas duas pontes romanas, construídas sobre os igarapés de
Manaus e de Bittencourt. Ainda servem ao trânsito em geral.
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Primeira ponte - Floriano Peixoto, acima, e a Marechal Deodoro, abaixo |
Como referência, antecede ao Palácio Rio Negro (sede do governo até 1996), agora Centro Cultural.
4. A segunda, situada na esquina seguinte, leva o nome de
Marechal Deodoro, mas, como vem na sequência, é mais conhecida como Segunda
Ponte. Também suas margens receberam cuidados urbanísticos e foram dotadas de
recursos para o acolhimento de público e apresentação de artes.
Somente mais de três décadas depois, o governo do Estado
conseguiu construir nova ponte, outra ponte romana de pequeno porte, que tirava
o bairro de Constantinópolis (agora Educandos) do isolamento. (segue)
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