CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, outubro 01, 2010

A TRAGÉDIA DO FREIRE II

1975 – Afunda na ilha do Marrecão, rio Solimões, próximo de Manacapuru, o barco Freire II, resultando em 58 mortos.

Jornal A Crítica. Manaus, 3 outubro 1975
Bombeiros recolhem corpos no rio Solimões. A Crítica.
Manaus, 3 outubro 1975
Em 1º de outubro, o barco Freire II marca encontro com a tragédia, quando, desrespeitando regras básicas de navegação e da natureza amazônica, afunda no rio Solimões, diante da ponta da ilha do Marrecão, próximo a cidade de Manacapuru. Estatística do infortúnio: 58 mortos e quase o triplo de sobreviventes.
Ao conhecer a extensão do acidente, o Governador do Estado, Henoch Reis, por sinal nascido naquele município, determina “a mobilização de todos os recursos de socorro, convocando a Polícia Militar do Estado e o Corpo de Bombeiros, recomendando que não medissem esforços no sentido de atender aos sobreviventes”.


O número de mortos impressiona, certamente a maior tragédia
A Crítica, 4 outubro 1975
Os Bombeiros deslocam para o local uma equipe de oito mergulhadores, aliás, os existentes na corporação, sob o tirocínio do tenente Jorge Levy. No primeiro dia, a equipe resgatou dezesseis corpos, operando até o final da tarde, quando suspendeu as buscas “diante da severa falta de condições, devido a correnteza e a péssima visibilidade e, ainda, a presença de peixes carnívoros”.
Foram dias de cenas duras, duríssimas, provocadas pelo estado dos corpos mutilados que o rio devolvia aos vivos. Três dias depois, “o resgate chega ao fim com 58 mortos”, propagava a chamada do jornal A Crítica que, em editorial, assegura que  
O Amazonas está de luto. As vítimas, na maioria mulheres e crianças, permanecerão na dor e na profunda saudade de todos os seus familiares, de todos nós que dificilmente poderemos algum dia esquecer o maior desastre fluvial até hoje registrado na Amazônia.


O desconsolo dos familiares ao enterrar seus mortos

9 comentários:

  1. Gostaria de saber se entre as vitimas havia alguem com o nome de Fernando. grato.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde
    Gostaria de saber se saiu algum lista como o nome dos sobreviventes e das vitimas,
    Minhã mãe estava nessa barco com seu esposo e um casal de Filhos,ela perdeu o casal de filhos, mais só conseguiu achar o corpo do menino, a garotinha tinha 5 anos, o Nome dela e Marliy Araujo da Costa, hoje se ela estiver viva deve esta com 43 anos. Ela nasceu 14 de setembro de 1970.
    Se algum tiver noticias, por favor, me informe
    Esse e meu facebook.
    https://www.facebook.com/vendas.telha.3158

    ResponderExcluir
  3. segue contato
    92 9102 9387/9254-6092
    Gilmar Araujo

    ResponderExcluir
  4. BOA NOITE! ESSE BARCO ESTAVA VINDO DE ONDE?
    OUVI DIZER QUE ESTAVAM VOLTANDO DE FESTEJO EM UMA CIDADE PRÓXIMO A MANACAPURU. PROCEDE?

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente Meu Avó estava Nesse Barco ,Nunca Pude Conhece-lo😭😪😢🖤. JOSÉ FELIX DE SOUZA🖤

    ResponderExcluir
  6. Ofreire segundo estava indo pro festejo de são Francisco em amanhã não morreram só 58 pesoas morreram mas 200 pesoas está tragédia ficou marcada na minha memória tinha familiares meu onde 2irmaos escaparam em uma prancha foram até Manacapuru

    ResponderExcluir
  7. Não Procede, o barco ia em direção ao Município do Anamã. Me chamo Edilson Manoel da Costa sou um dos sobreviventes desse naufrágio justamente com meu irmão Edevaldo Costa. Na época do ocorrido eu tinha 23 anos hoje tenho 69 anos, meu irmão tinha 22 anos hoje está com 68 anos. Formos viajar a trabalho, foi tudo muito rápido um desespero de todos foi um milagre de Deus sobrevivemos.
    Somos gratos eternamente ao Senhor e lamentamos as pessoas que infelizmente não conseguiram se salvar.

    ResponderExcluir
  8. Aonde posso ver os jornais da epoca do naufragio???

    ResponderExcluir
  9. As imagem dos corpos,tem fica visível essas tragédias não pode fica no esquecimento,tem que ter as imagens os jornais,

    ResponderExcluir