CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, dezembro 18, 2010

Memorial Amazonense XLI

Dezembro, 18



1919 – Assume o comando interino da Força Policial do Estado, o tenente-coronel Octavio Sarmento (1879-1926). Filho do lendário Joaquim Sarmento, Octavio fez carreira na Força, mas igualmente se distinguiu nas letras amazonenses.
"Poeta de talento reconhecido entre seus pares, Ocatvio Sarmento foi o fundador da cadeira de número 21 da nossa Academia, que tem por patrono Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha, o primeiro poeta genuinamente amazonense". Esta nota pertence ao acadêmico Zemaria Pinto, que estudou a poesia romântico-simbolista de Octavio Sarmento. Esse estudo foi publicado sob o título A Uiara & outros poemas, sob os auspicios da Academia Amazonense de Letras, em 2007.
Apesar do respeito de seus pares, Sarmento está relacionado por Péricles Moraes, entre os "aedos cujos nomes se perderam na voragem do esquecimento." 

1921 – Nasceu em Manaus (AM), o desembargador Walmir Bona Robert, filho de René Madeira Robert e de Ester de Almeida Robert.


1947 – Instalada a Auditoria Militar, para julgamento do pessoal da Polícia Militar do Amazonas. Ainda permanece operando, apesar de diversas modificações, especialmente implantadas após o Governo Militar (1964-1995).


1950 – A Companhia de Bombeiros passa à subordinação total da Prefeitura de Manaus, conforme a Lei nº 825, sancionada pelo governador interino Júlio de Carvalho Filho. Período muito difícil para o Estado, a pobreza dos bombeiros levou ao surgimento dos Bombeiros Voluntários, do comandante Ventura. 


1956 – Criação do Banco do Estado do Amazonas, por decreto nº 98, sancionado pelo governador Plínio Ramos Coelho. A instalação ocorreu em 19 mai.1958, na sede situada a avenida Sete de Setembro, no edifício onde funcionara o Diário Oficial, junto a Biblioteca Pública. Espalhou-se pelo Estado e, quando de sua maior expansão, instalou agências em algumas capitais do País. A mudança da política para o setor levou-o a extinção. Primeiro, foi federalizado, organizado em termos operacionais e, enfim, leiloado. Em 2002, foi adquirido pelo Bradesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário