CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, julho 20, 2019

IGREJA CATÓLICA EM MANAUS: NOTAS

Capa do livro

Acabo de ler o livro Igreja de Manaus - porção da Igreja Universal: a Diocese de Manaus vivenciando a romanização (1892-1926), de Elisângela Maciel (Manaus: Valer, 2014). Para mim, que passei pelo Seminário São José local, serviu mais que uma grata revisão de meus conhecimentos. Pensava que sabia bastante acerca da matéria por ter sido seminarista e engolido livros e informações sobre a caminhada da Igreja. De ter sido abençoado (beijando o anel episcopal) por Dom Alberto Ramos e Dom João de Souza Lima. E outros benefícios ou castigos escolares.
O livro serviu, respeitável Mestra, para despertar em mim originais questões, pequenas dúvidas, e obrigar-me a buscar aclarações. Didático, o Igreja de Manaus foi exposto com disciplina, como convém à publicação universitária, portanto, capaz de ser entendido por qualquer seguidor da Igreja de Maria Imaculada.

Como de hábito, ao vasculhar pela internet a Biblioteca Nacional, encontrei um jornal sobre a posse do primeiro bispo do Amazonas. Nomeado de Amazonas Catholico, a edição especial e comemorativa em homenagem a D. José Lourenço da Costa Aguiar, Primeiro Bispo do Amazonas, circulou em 13 de junho de 1894. Nele se encontra a vasta programação elaborada para a recepção; dela, compartilho pequeno item, esclarecedor da maneira de como a cidade seria informada da chegada do navio Planeta, conduzindo o “preclaro Bispo Diocesano”.

Recorte do jornal, com a biografia do bispo na capa

Sinal da chegada
Logo que o telefone da ilha do Marapatá anunciar que — está à vista — o paquete do Loide Brasileiro, da ponte de ferro lançar-se-ão três foguetões, que estourando nos ares avisarão achar-se a bordo do Planeta o preclaro Bispo Diocesano.
Então fenderão os ares bastas girandolas de foguetes das praças dos Remédios, S. Sebastião e Sé, e a voz alegre dos sinos paroquiais ecoarão através dos espaços, repetindo aos povos, em sons festivais, a grande notícia — Ecce Sarcerdos magnus. Hosana in excelsis! [Eis o grande sacerdote. Hosana nas alturas!]

Outro recorte do periódico, com a programação

Nenhum comentário:

Postar um comentário