CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, julho 19, 2019

IGPM EM MANAUS - 50 ANOS

General Augusto Pereira

Na semana de festejos do Tricentenário de Manaus, a PMEA (Polícia Militar do Estado do Amazonas) recebeu a visita do IGPM (Inspetor-Geral das Polícias Militares), general de divisão Augusto de Oliveira Pereira. Tratava-se do terceiro oficial general a assumir esta função (ainda existente, agora englobando os Corpo de Bombeiros), criada em março de 1967. Além de controlar e disciplinar as corporações estaduais, distribuía cursos no país e no exterior (bastante aguardados em razão das diárias), entre outros deveres.

Estava eu presente nessa inspeção, lembrando-me ainda o quanto nos impressionou a postura do general e, detalhe, seu cabelo à escovinha. Havia uma cartilha de encargos a ser cumprida, enviada previamente. Após a inspeção, chegava ao comando as observações anotadas e as recomendações para os reparos. Certamente, acompanhavam os elogios.

A foto e o texto expostos foram sacados de O Jornal , edição de 21 de outubro de 1969. Alguns colegas consegui identificar, menos o fotografado cabisbaixo e com a mão no queixo. 

 
Estampado no jornal citado
Na manhã de ontem, o general Augusto de Oliveira Pereira, Inspetor Geral das Polícias Militares, iniciou os trabalhos de inspeção na nossa Polícia Militar. O comandante da briosa corporação, coronel José Maury de Araújo Silva, acompanhado de assessores, prestou-lhe os esclarecimentos pedidos sobre a situação e funcionamento da PMEA.
As fotos que ilustram este registro são desse encontro de militares, em cima, o coronel Maury Silva quando fazia a radiografia da nossa Polícia Militar; embaixo, o general Augusto de Oliveira Pereira e sua comitiva ouvem e tomam algumas notas.
À chegada do Inspetor Geral das Polícias Militares, a tropa formou e lhe apresentou as continências de estilo.

VISITA AO GOVERNADOR — Na parte da tarde, fazendo-se acompanhar do cel. José Maury de Araújo Silva, o general Augusto de Oliveira Pereira visitou o governador Danilo Areosa, no Palácio Rio Negro, conversando com s. exa. sobre problemas regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário