CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, julho 28, 2019

EFEMÉRIDES MANAUARAS



Dois acontecimentos cinquentenários: a morte de Auton Furtado (89 anos) que, em Manaus, foi morador do Castelinho da Vila, na rua São Luís – Adrianópolis, por algumas décadas. No interior, foi “coronel de barranco” nos rios Purus e Juruá. Entre tantos filhos, João Mendonça Furtado foi prefeito de Manaus, e Auton Furtado Junior, presidente do Ideal Clube, nos tempos áureos desta agremiação.

Compartilho do Jornal do Commercio (13 de julho de 1969) o texto seguinte:


Faleceu às 10,45 horas, de ontem, com 89 anos de idade, o Coronel [Guarda Nacional] Auton Furtado, figura respeitada e querida na cidade, seringalista dos mais conceituados de Manaus.
Filho do Nordeste, veio moço para o Amazonas, e enfrentando todas as dificuldades do interior, trabalhou arduamente durante muitos anos, conseguindo formar sólido patrimônio financeiro. Seu nome era uma bandeira de honradez e dignidade em todo os rios Purus e Juruá. Atravessou diversas fases da história do Amazonas. Desde o apogeu da borracha, à debacle econômica, e às duas guerras mundiais, atravessando como uma figura legendária, essas épocas da vida do Estado.Seu desaparecimento causou grande consternação em toda a cidade. O sr. Auton Furtado deixa os seguintes filhos [18]: Joanita Mendonça Furtado (Irmã de caridade); Maria Machado e Silva; João Mendonça  Furtado; Nazaré Mendonça Furtado (Irmã de caridade); Cecilia Furtado Alvares; Ester Furtado Goulart; Maria Luiza Furtado Nobre; Maria José Furtado Rosas; Mundita Furtado Albuquerque; José Mendonça Furtado; Tereza Furtado Borba; Lucy Furtado Henrique; Dilce Furtado Gomes; Dulcila Furtado Constantino; Elza Furtado Abrahim; Auton Furtado Júnior; Carlos Augusto Furtado e Sônia Furtado Monteiro.Após a celebração de Missa de Corpo Presente, na capela do Patronato Santa Terezinha, foi realizado o seu sepultamento às 18 horas, no cemitério de São João Batista.

* * *
O outro acontecimento cinquentenário assinala a visita de alunos da Escola Normal de Parintins (AM) ao governador do Estado, no Palácio Rio Negro. Na foto, retirada do Jornal do Commercio (29 agosto 1969), destaquei o governador interino, deputado Rafael Faraco, nascido em Maués (AM), e o ajudante de ordens, então capitão Odacy Okada, nascido em Parintins.
Okada (à esq..) e Faraco, ao lado, no Palácio Rio Negro
Com ambos tive certa aproximação: menos com Faraco, na Faculdade de Direito do Amazonas, ainda na “Jaqueira”, entre 1969-71. Bem mais com o Okada, com quem me liguei desde o ingresso no NPOR, aos 18 anos. Depois, por longos anos no quartel da Praça da Polícia e adjacências, até que a aposentadoria (reserva) nos alcançasse nos anos 1990. Ainda nos vemos, esporadicamente, no encontro mensal da AVC (Associação dos Velhos Coronéis). 

Parintins no Palácio

Os 55 estudantes parintinenses que ora visitam a capital amazonense, acompanhados de professores da Escola Normal daquele município, estiveram ontem no Palácio Rio Negro, onde foram recebidos pelo deputado Rafael Faraco, presidente da Assembleia Legislativa que se encontra à frente do Poder Executivo em razão da viagem que o governador Danilo Areosa está empreendendo. Conversou demoradamente com os jovens, que na oportunidade se manifestaram entusiasmados com o que têm visto em Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário