CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, julho 18, 2019

PMAM NO TRICENTENÁRIO DE MANAUS


Havia eu ingressado na PMAM (Polícia Militar do Amazonas) em 1966, e já no ano seguinte participava no Rio de Janeiro do Curso de Armamento, na então EsMB (Escola de Material Mélico), ao lado do tenente Odacy Okada, que cursou Moto mecanização. No início de 1968, assumiu o comando da Força Estadual o tenente-coronel EB José Maury de Araújo e Silva. Mineiro de conversa fácil, facilmente estabeleceu amizade com o governador Danilo Areosa e com a diretora de O Jornal, Lourdes Archer Pinto. Assim, ele sempre estava à mesa ou na coluna social da diretora, intitulada Betina.
Comandante Maury Silva (à direita) em palestra no quartel
O comando do coronel Maury ficou marcado pela preocupação em instruir o pessoal. Não apenas aproveitando os cursos militares, oferta do Exército, como assinalado no introito, mas, também os da Universidade do Amazonas. Assim, os oficiais de então ingressaram nas diversas faculdades – mediante vestibular. Ingressei na Faculdade de Direito, em 1969, juntamente com os tenentes Ilmar Faria e Mael Sá. E raros foram os oficiais que não frequentaram os bancos escolares. Maury acreditava que os oficiais-universitários causariam uma formidável promoção da PMAM.  
Devido à ligação citada, quando O Jornal (21 out. 1969) reverberou o Tricentenário de Manaus, nosso comandante assinou o texto que abaixo compartilho.
 
Recorte do citado jornal


Cremos sinceramente ser de interesse do público saber como se incorpora e se prepara o Policial-Militar, responsável no Estado pela segurança e manutenção da lei e da ordem.
Em nosso comando foi dinamizado e tornado operacional o Centro de Instrução Militar, hoje em pleno funcionamento no antigo Piquete de Cavalaria, na rua Dr. Machado junto a Maternidade Ana Nery. É este o órgão que, sob a supervisão do S/3 – oficial responsável pela instrução – se encarrega de formar o futuro policial-militar bem como os futuros graduados – cabos e soldados da corporação.
Por editais, publicados em nossos jornais da cidade, é aberto o voluntariado exigindo-se do candidato, além de outras habilitações:
— Ser reservista de 1ª categoria;
— Ter no mínimo o curso primário completo;
— Apresentar atestado de bons antecedentes passado pela Polícia Civil ou pela Unidade do Exército em que serviu;
 — Ter no mínimo 1m 65 de altura.

Apresentado o candidato há um pormenorizado estudo de sua documentação após o que ele será submetido à rigorosa inspeção de saúde, graças, inclusive, a precisa colaboração do Hospital Militar da Guarnição. Os julgados aptos ficam à disposição do CIM pelo período de 90 dias, quando lhes serão ministradas instruções policiais indispensáveis ao exercício de suas funções.

Dispõe a nossa PMEA [Polícia Militar do Estado do Amazonas] de oficial diplomado em Psicotécnica por Escola especializada do Exército a quem estão afetos os variados exames e testes de aptidão e de tendências.
À Seção de Psicotécnica caberá selecionar aqueles que poderão realmente ser incorporados. Durante 3 meses completos e em regime de tempo integral, são os recrutas preparados para suas novas funções. A parte da manhã foi reservada para o preparo físico sendo-lhes ministradas sessões de judô, karatê e defesa pessoal, uso e emprego do cassetete, controle de tumultos, ordem unida e maneabilidade, marchas, esportes, tiro de armas portáteis etc.

Já na parte da tarde cuida-se de seu preparo intelectual ministrando-se instruções básicas do policial-militar, destacando-se: relações públicas, rudimentos de Direito Penal, Guerra Revolucionária, Informações Militares, Higiene e Primeiros Socorros, Noções de Técnica e Tática Policial, Conhecimentos Essenciais de Leis, Noções Gerais de Trânsito, Noções de Polícia de Assistência ao Público etc.

Só após esses 3 meses estará o recruta preparado para o exercício de suas funções e será entregue às subunidades para os diferentes serviços. Durante todo esse tempo, apesar dos rigorosos exames de saúde e dos testes psicotécnicos, há sobre os homens uma permanente fiscalização por parte dos instrutores e dos auxiliares. (...)
Estamos certos de que os atuais policiais militares, submetidos a essas exigências, estarão realmente aptos e poderá o Amazonas ter a Polícia Militar que merece.
Outra finalidade do CIM é a readaptação. Quando o soldado regressa do interior, onde serviu cerca de um ano como destacado, alguns reflexos foram perdidos. É necessária uma intensiva instrução visando à sua readaptação integral às funções que irá exercer na Capital. (...)
Ainda os cursos de formação de graduados – cabos e sargentos – são ministrados no Centro de Instrução. Recentemente diplomamos uma turma de graduados entre os quais três de Rondônia e quatro do nosso Corpo de Bombeiros. Admitimos ter sido bom o índice atingido pelos diplomados consideradas sobretudo as naturais dificuldades e deficiências de uma experiência. Estamos agora iniciando a preparação de sargentos especialistas.
Infelizmente ainda não foi possível atingir-se ao estágio da formação de Oficiais e do Aperfeiçoamento de Sargentos. As nossas coirmãs da Guanabara, do Estado do Rio, de Minas e de São Paulo têm sido as responsáveis pela formação em 3 e 4 anos dos excelentes oficiais da nova geração da Polícia Militar. A PM do Ceará recentemente aperfeiçoou, em um curso bem ministrado, uma turma de sargentos da nossa PMEA.

A par disto estamos cuidando com atenção e carinho do aprimoramento dos nossos oficiais, graças sobretudo à excelente coordenação da IGPM (Inspetoria-Geral das Polícias Militares), órgão do Estado-Maior do Exército, específico para o trato de assuntos relativos ao controle da organização, da instrução, dos efetivos das PM.
Recebemos recentemente dos Estados Unidos da América, um oficial que se especializou em assuntos de Policiamento Ostensivo. Especializando-se em Controle de Fronteiras encontra-se em Washington um tenente de nossa PM e, brevemente, em princípios de novembro, para lá deverá seguir um outro oficial, a fim de cursar a Academia de Polícia daquele país amigo.

Acabam de regressar da Guanabara dois oficiais que cursaram escolas do Exército. Um deles destacou-se no Curso de Psicotécnica outro foi aluno distinguido da Escola de Educação Física do Exército. Estão em vésperas de conclusões de cursos no Curso Superior de Polícia da Guanabara um major, e um tenente do Curso de Material Bélico e Moto mecanização.
Vamos dessa forma, silenciosamente, nos aperfeiçoando para atender melhor os anseios de tranquilidade e de segurança do ordeiro povo amazonense, que só deseja ordem e paz para seu trabalho profícuo em prol de um Amazonas cada vez melhor, mais progressista e realmente integrado na federação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário