CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, julho 04, 2019

DIA NACIONAL DO BOMBEIRO MILITAR (2)




Do livro "Bombeiros do
Amazonas"
Lembrado no post anterior, nessa solene data de 1991, o Correio lançou um selo comemorativo sobre o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, o primeiro do Brasil. A repartição postal de Manaus, para cumprir a incumbência, efetuou a solenidade no próprio quartel do Corpo de Bombeiros (CB), situado desde 1974 no mesmo local onde ainda se encontra.


Era comandante do CB o tenente-coronel PM Roosevelt Jobim, cuja organização estava subordinada à Polícia Militar do Estado, sob o comando do coronel Amílcar da Silva Ferreira. Outro detalhe e interessante coincidência: era Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto, o mesmo que ora dirige a capital amazonense.
Estava eu envolvido com a filatelia, de sorte que acompanhei de perto os preparativos e a consequente reunião, que ocorreu em pleno pátio de formatura. Compareceram à festividade as autoridades acima nomeadas, demais oficiais da corporação e os representantes do Correio, cujos nomes e funções o tempo deletou de minha memória.

Cumprida as formalidades do desfile militar, passou-se à reunião filatélica, com a obliteração do selo comemorativo, ocupando-se dessa praxe as autoridades presentes. Obviamente interessei-me por um exemplar e fui agraciado, porém, como não esperei que a tinta secasse por completo, o carimbo se transformou em um borrão, inutilizando a peça filatélica. No entanto, segue este guardado, que seja para recordar esse momento venturoso para a corporação dos “homens e mulheres do fogo”.

Dia 11 próximo, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) completa 143 anos de existência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário