CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, julho 25, 2019

MANAUS DE ANTIGAMENTE


A coluna VELHOS TEMPOS, do saudoso André Jobim, que circulava aos domingos em O Jornal, era bem apreciada em razão da reprodução de antigas datas e acontecimentos regionais. Vez ou outra sirvo-me delas, como esta cinquentenária, de 6 de julho de 1969. Nesta, conta ele, da atividade do IGHA, Instituto ao qual pertencia; do cemitério São José, “soterrado” pela sede do Atlético Rio Negro Clube; e relaciona os clubes de futebol, nomes que reproduzi, para ilustrar a postagem, sem alterar a ortografia.
Jobim residia na avenida Sete de Setembro esquina da rua Visconde de Porto Alegre, naquele casarão bem destacado, ainda existente, cujos filhos Fred e Roosevelt pertencem à reserva da Polícia Militar do Estado, portanto, meus colegas de farda.
 
Recorte de O Jornal, 6 de julho de 1969

Realizou o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas mais uma festa, recebendo desta feita, o comandante Aristides Leite, na Poltrona de Wallace, o grande naturalista. Sem favor a festa revestiu-se de um brilho excepcional que chegou a empolgar os que compareceram àquele sodalício na memorável noite de domingo, 22 de junho de 1969.

Grande foi a expectativa das páginas de oratória, onde a beleza do verbo e a singeleza das orações deram à festa de cultura um brilho magistral. O orador recebido falou com a elegância que o caracteriza e o reverendo padre Raimundo Nonato Pinheiro, empolgou o auditório.
Desta festa ficamos com saudades, mesmo porque, um fato marcou a sua grandiosidade, que foi aquele de vermos colocado no Salão Nobre do Instituto a imagem de Jesus na Cruz e a palavra de fé do nosso digno arcebispo D. João de Sousa Lima. Presidiu a sessão o nosso digno presidente desembargador João Rebelo Corrêa.
Foi mais uma festa, foi mais uma glória para a grande Casa da Memória, que se vai projetando no conceito público mais e mais e até mesmo transpondo fronteiras. Esteve presente à festa o Sr. Governador do Estado, Danilo Duarte de Matos Areosa, comandante do GEF [Grupamento de Elementos de Fronteiras], general Edmundo da Costa Neves, autoridades e grande número de pessoas amigas.

Na manhã de 29 de junho de 1969, foi alvo de grande homenagem naquele sodalício, o Sr. Presidente Des. João Rebelo Corrêa, pela passagem de seu aniversário natalício. O presidente amigo recebeu de cada um palavras de carinho e conforto, onde também, foram enaltecidos suas virtudes e seu trabalho à frente do grande Silogeu.

* * *
Depois de muito pesquisar encontramos nos velhos alfarrábios do saudoso historiador João Batista Faria e Sousa, a seguinte anotação, publicada em o jornal “O Tempo”, de 1915 — O 1º enterramento havido no Cemitério São José, foi o do cadáver de João Fleury da Silva, de 44 anos de idade, cearense, pardo, casado, comerciante, filho de José da Silva Brabo e d. Joaquina Angélica de Oliveira, a 7 de março de 1856 — Diagnóstico: Febre.

* * *
Nomes dos clubes de football que disputaram o Campeonato de 1920:
Atlético Rio Negro Club,
Nacional F. Club,
Monte Christo Sport Club,
Luzo-Brasileiro Sport Club,
União Sportiva Portuguesa,
Manaus Sporting Club,
Amazonas F. Club,
Brasil Sport Club e
Euterpe Club.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário