CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, julho 06, 2019

BETA S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO



Folheto circulado no 2º semestre 1971
Quem não se recorda da fábrica de joias Beta, localizada no encontro das ruas Recife com a Belo Horizonte? Os incontáveis operários que passaram pelas linhas de produção. Ou aqueles que se tornaram contumazes consumidores. Meu contato com aquele espaço teve outro intento: aos sábados, como hoje, eu chegava à Beta para me enturmar com o pessoal da administração, chefiada pelo Dr. Amazonilo Castro (advogado da empresa, hoje aposentado octogenário).
Nos carros disponíveis rumávamos para o igarapé do Mindu, onde hoje se encontra o Parque. Passando pelo comércio do Parque Dez, era feito o abastecimento de peixe e carne e aperitivos. Apenas os marmanjos, autêntico “clube do bolinha”.
Em nossos dias, tudo mudou. O igarapé virou um esgoto, a fábrica fechou e os amigos, que ainda estejam ativos, não mais se “conhecem”. As fotos expostas foram sacadas de um panfleto da empresa, que buscava investidores, e quer unicamente recordar que a “vida é bela”.
 
Parte do Folheto
DIRETORIA
A BETA S.A. Indústria e Comércio é composta de quatro membros, sendo todos acionistas da empresa e possuidores de larga experiência no setor joalheiro.
DIRETORES
Sr. Beno Zucker - Diretor Presidente
Sr. José Fischer - Diretor Superintendente
Dr. Eugênio Josué Gastaldello - Diretor Administrativo
Dr. Berthold Zucker - Diretor Técnico

EXPERIÊNCIA EMPRESARIAL
A BETA S. A. Indústria e Comércio foi fundada a 29 de dezembro de 1967, com o propósito de fabricar artigos finos de joalheria, bijuteria e refinar metais preciosos extraídos das minas e garimpos da região amazônica. Os diretores que fundaram a BETA S.A. contam com a vasta experiência que trouxeram da ALPHA Ind. e Com. de Joias S.A., nome de maior expressão no cenário industrial de joias no Brasil, indústria também por eles fundada. Ademais de conhecedores profundos de todos os processos de fabricação que souberam acumular ao longo de 30 anos de atividade no ramo joalheiro, conta ainda esta empresa com o benefício de um sem-número de compradores em potencial espalhados por todo o território nacional e já selecionados no decorrer de mais de 15 anos de relações comerciais.


11 comentários:

  1. Como faço para localizar o Dr Amazonilo?

    ResponderExcluir
  2. Trabalhei na beta. Na época em 1975, era uma empresa que contratava menores de idade. Trabalhei a princípio com joias de prata,depois de ouro e cordões em geral. Conheci o Sr.Beno, e o Sr. Bery, entre outros, como o Sr. Citrini, Sr. Florêncio, Sra. Maria Edna do departamento pessoal. Lembro de muitos, mas não dá para escrever o nome de todos. Nessa época eu tinha 15 anos de idade e lembro muito bem dos meus colegas e acredito que muitos ainda estão conosco.

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de escrever meu nome no comentário acima. Meu nome é Alberto Abreu, meu e-mail alcarbreu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Alberto Abreu...vc lembra d um colar de letras com o nome da pessoa que era confeccionado e vendido na beta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha um colar desse...perdi....e até hj procuro quem faça igual

      Excluir
  5. Comecei na beta no centro de controle de jóias aos 14 anos com Sr. Harryson. Depois fui p departamento de compras e lembro nome dos meus colegas meu primeiro emprego, amava essa empresa,e meu trabalho. Saudades.e muita gratidão.

    ResponderExcluir
  6. Trabalhei na Magnum indústria da Amazônia no ano de 2007 à 2009 e lá tinha bastante ex beta , sempre contavam história de lá

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde.
    Tenho em poder Certificado de Ações Preferenciais Nominativas, açôes 582.294 a 582.317=certificado PF.2.311 de 24 ações, classe "BI".30.04.1974

    E um cheque não cobrado de Cr$.97,96 de 25.11.1977
    em nome da Sandrin S.A.Ind,Com e Agro-Pecuária, aqual fui Dir.Gerente.
    Qual a validade atual e como devo proceder. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conseguiu alguma informação sobre isso?? Tbm tenho

      Excluir
  8. Beta S.A Indústria e Comercio. Esta Indústria ainda existe?

    ResponderExcluir
  9. trabalhei na beta nos anos 80 com fabricação de relogios me Chamo Cordeiro

    ResponderExcluir