Datado de janeiro, quando o correto seria junho
No final de junho de 1970, na ocasião em que o Brasil conquistava o tricampeonato de futebol no México, este matutino promovia uma forte guinada na impressão do jornal. Inaugurou com grande alarde e presença de grande personalidades, à frente o ex-governador Arthur Reis, o novo parque gráfico, o primeiro no Amazonas em offset.
Arthur Reis aciona a impressora offset
A presença de Arthur Reis na festa de inauguração possuia significado sentimental, pois o genitor do ex-governador fora proprietário do JC por várias décadas.
Bem verdade que o Amazonas começava a usufruir dos benefícios da Zona Franca de Manaus. Assim, em 2 de julho, o JC comenta a construção e breve inauguração da sede do Banco do Brasil.
No dia seguinte, mostrou em foto aérea a dimensão do futuro Distrito Insdustrial. Tudo ainda se encontrava sob cerrada vegetação. E, certamente, se tivessemos que cumprir as regras ambientais atuais, não teríamos chegado a tanto.
Distrito Insdustrial em implantação, 1970
Danilo Areosa (esq) e João Walter
Uma semana depois, uma foto significativa. Mostrava o governador Danilo Areosa abrançando o governador indicado João Walter de Andrade. Muito diverso da situação atual, bastante democrática, na época, o Governo Militar indicava e a Assembleia Legislativa homologava a indicação. Assim foi que JW governou o Amazonas entre janeiro de 1971 a 1975.
Apesar do avanço tecnológico, o Jornal do Comércio, hoje do Commercio, com escrito na fundação, em 1904, não conquistou a liderança que ansiava. Segue circulando, mas agora com uma linha bem distinta, cuidando de economia, cuidando da evoluçao da indústria implantada na vegetação de 40 anos passados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário