CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, março 01, 2020

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA


Governador Areosa e Dr. Moacir
Alves, Chefe de Polícia
A secretaria de Estado de Segurança Pública foi criada em 20 de julho de 1970, no último ano do governo de Danilo Areosa, depois de longo trabalho de organização. Ao Chefe de Polícia, Dr. Moacir de Souza Alves, foi concedido o privilégio de inaugurar esta secretaria.  
Compartilho uma reportagem do extinto jornal A Notícia (4 março 1970), oferecendo detalhes sobre a condução do projeto. Ainda se pode saber de como foram aproveitados os Guardas Civis, então “desempregados” com a extinta desta corporação pelo Governo Militar. Decisão tomada em dezembro de 1969.



Está tramitando na SIJ [Secretaria do Interior e Justiça] o plano de transformação do DESP em Secretaria de Segurança, a exemplo do que ocorre nos demais Estados brasileiros. A informação nos foi prestada pelo sr. Moacir Alves, Chefe de Polícia, em palestra mantida na tarde de ontem em seu gabinete com a nessa reportagem. Esclareceu-nos, ainda, que o sr. José Mattos, titular da Secretaria do Interior, já tem em seu poder a minuta do plano e que deverá ser transformado em mensagem, tão logo seja aberto o período legislativo da Assembleia, no próximo mês de abril.

GUARDA CIVIL
Instado sobre a situação dos homens que pertenciam à Guarda Civil, extinta por ato presidencial do dia 31 de dezembro do ano passado — juntamente com as suas congeneres — Moacir Alves declarou que todos os elementos foram aproveitados, sem que nenhum fosse prejudicado em seu tempo de serviço. A Delegacia de Segurança Política e Social recebeu 16 elementos; a Delegacia de Segurança Pessoal, 3; a Delegacia de Roubos e Falsificações, 6; a Delegacia Geral de Educandos, 8; a Penitenciária Central, 7 e as demais subdelegacias receberam de 4 a 6 homens, além de 24 que permanecem servindo no interior do Estado. 23 estão de licença e férias e os demais foram distribuídos em vários cargos, como escriturários, motoristas etc.  Os 217 ex-guardas civis estão todos lotados no DESP, e sua distribuição foi feita pelo próprio Chefe de Polícia atendendo às necessidades de serviço.

REESTRUTURAÇÃO
Respondendo sobre quando seria conhecida a reestruturação da Polícia Civil, o sr. Moacir Alves declarou-nos “que possivelmente nos próximos 5 dias, pois, já está para expirar o prazo concedido pelo Governador do Estado”. Sabedores de que vários cargos de natureza técnica estão vagos, do Chefe de Polícia soubemos que ele já pleiteara o seu preenchimento. No dia 29/10/1969 solicitei tal preenchimento, no entanto até o presente momento nada sei sobre o andamento do pleito, já que depende exclusivamente da Secretaria de Administração, o ex-Daspa, a determinação da realização dos concursos”, concluiu o titular do DESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário