CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, março 12, 2020

ASSOCIAÇÃO DOS CABOS & SOLDADOS PM/BM AM



Na Polícia Militar do Amazonas, a agregação de seu pessoal começou com o Clube dos Oficiais, em 1954. Seguido do Clube dos Sargentos e do dos Cabos e Soldados. Mais adiante, devido a exigência da lei, todos se transformaram em “associação”.

Logomarca da Associação
Há 25 anos, a associação dos Cabos e Soldados promoveu a eleição para escolha de sua diretoria. Duas notícias circularam na semana do pleito: ambas no matutino A Crítica, tendo como principal interlocutor o cabo Roberto Santana. Policial articulador, bem falante, fazia como se nota proselitismo para seu candidato, tanto que citou apenas o nome dele. Os concorrentes perderam-se nas calendas. Santana seguiu articulando outras eleições, e, sendo promovido a sargento, engajou-se na direção daquela associação onde, em nossos dias, prossegue em seu empenho.
A primeira publicação ocorreu em 19 de março e a segunda, na véspera do pleito – 25 de março.

Título da reportagem (A Crítica, 19 março 1995)

Quatorze chapas concorrerão à direção da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar – Amazonas (ACSPAM) no próximo sábado (25), das 8h às 17h, na estrada da Cidade Nova. Entre as chapas que disputam o pleito está a “Trabalho, Dedicação e Seriedade”, que tem à frente o soldado PM Roberto Amora.
A chapa traz como propostas: a criação dos setores jurídico, social e de lazer. De acordo com Amora, a Associação apesar de ter sido implantada em 1985, ainda não atua em nenhuma das três atividades.
Com o lema “Em busca de uma Associação Melhor”, o candidato à presidência da Associação, apresentou ontem na redação de A CRÍTICA algumas propostas da sua chapa, como a criação de uma integração entre todos os Batalhões, realizando vários campeonatos esportivos; criação de uma parque de diversão; sede da Associação, criação de clube de mãe; criação do setor jurídico gratuito; realizações de cursos, convênios com drogarias e supermercados.

Convocação para a eleição (A Crítica, 24 março 1995)

Quatro mil e seiscentos associados estão aptos a votar na eleição de amanhã para a nova diretoria da [ACS-PMAM] Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Amazonas. Eles escolherão seu presidente entre 14 candidatos, número recorde de pretendentes ao cargo nos quase 10 anos de criação da entidade. Segundo o cabo Roberto Santana, presidente geral do pleito, amanhã funcionarão sete juntas para a recepção dos votos, três delas em Manaus e as outras nos municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Tefé e Parintins, dirigidas por um oficial, um cabo e um soldado.
“A eleição tem merecido todo apoio do comandante geral da Polícia Militar, coronel Mael Sá, que tem incentivado os cabos e soldados a exercerem o direito de escolher o seu representante maior”, ressaltou Roberto Santana, convidando os seus companheiros para a festa de comemoração dos 158 anos de criação da Polícia Militar do Estado, no domingo, na sede da ACS-PMAM.
Conforme Amora, os cabos e soldados que estiverem em trânsito poderão votar nos municípios desde que entrem em contato com o presidente da Comissão de Eleição, cabo PM Roberto Santana. Os que estiverem lotados em Itacoatiara e Manacapuru também participarão do p processo de votação. Para votar é necessário apresentar a Carteira de Identidade ou o contracheque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário