CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, março 29, 2020

INVASÃO DA SHARP


A ocupação do terreno da Sharp no Distrito Industrial, hoje consolidada, se não estou mal informado, ocupa um terreno em declive. Teve início em 1994, e logo os dirigentes da empresa e da própria Suframa recorreram ao judiciário, a fim de evitar outra invasão.

No ano seguinte, em março, a Justiça determinou a reintegração de posse. Para a execução, seguiram os oficiais de justiça acompanhados de força estadual. Além de máquinas para agilizar a desocupação. Compartilhei de A Crítica (29 março 1995), circulada há 25 anos.
Chamada do jornal na 1ª página
Observando a reportagem, vejo que ainda em nossos dias esse tipo de operação repete três diretrizes: 1) os invasores sempre adotam o nome de político ou de santo para proteger o local. No caso, utilizaram o nome de Carlos Braga, pai do atual senador Eduardo Braga; 2) o pessoal da Justiça é sempre escoltado pela força policial, no caso, a PMAM. Todavia, a destruição autorizada dos bens acaba sob a “responsabilidade” dos policiais, ao menos sob a apreciação jornalística. Nesse fato, o título da reportagem incriminava aos policiais pela ofensiva. 3) os invasores nunca “têm onde morar ou para onde ir”. Basta ver o final da reportagem.
Recorte da publicação de A Crítica (29 março 1995)

Cerca de 200 famílias que moravam na invasão Carlos Braga, Distrito Industrial, Zona Leste, tiveram seus barracos destruídos ontem, por um trator, em cumprimento a um mandado de reintegração de posse, expedido pelo juiz da 4ª Vara Cível, Rui Morato, em favor da Sharp da Amazônia. Dois oficiais de justiça, Manuel Cardoso e Mariano Farias, escoltados por um grupo de aproximadamente 30 policiais armados, chegaram ao local - Av. Buriti com a Grande Circular - por volta das 12h, leram o mandado de reintegração de posse e iniciaram a derrubada das casas. Revoltados com a situação os moradores afirmaram não ter para onde ir e garantiram que iriam aguardar a saída dos policiais e oficiais de justiça para reerguer os barracos. 
A invasão Carlos Braga começou em novembro de 1994. No início do ano foi expedido o primeiro mandato de reintegração de posse e, inclusive, esteve no local um cidadão fazendo o cadastramento dos invasores para transferi-los para o bairro Jorge Teixeira.
Como as casas do bairro não foram liberadas, os moradores voltaram a ocupar os barracos no Distrito Industrial, contactaram um advogado e recorreram da decisão da Justiça alegando que o terreno que a Sharp dizia ser dela era, na verdade, de um senhor chamado Hidelbrando que não existe. "Nós ganhamos na justiça porque os representantes da Sharp não compareceram à reunião marcada pelo juiz. Não sei o que está acontecendo. Eles estão destruindo tudo o que é nosso", dizia indignada a invasora Márcia Gomes, que mora no local com dois filhos pequenos.
Aspecto da operação de reintegração (mesmo jornal)
O oficial de justiça, Manuel Cardoso, confirmou que aquele era o segundo mandato de reintegração de posse expedido pela Justiça. Garantiu que o documento havia sido assinado, há alguns dias, pelo juiz Rui Morato e que ele estava apenas cumprindo ordens. "Nós avisamos a todos que deveriam sair do local, caso contrário teríamos que derrubar os barracos para cumprir a lei. Eles não podem ficar aqui. O terreno pertence à Sharp. E preciso que essa gente procure uma outra área para morar", disse Cardoso, acrescentando que algumas casas não seriam destruídas porque estavam fora do terreno da Sharp. O juiz Rui Morado não foi localizado pela reportagem de A Crítica para esclarecer os fatos.
A derrubada de todos os barracos da invasão Carlos Braga durou cerca de duas horas e meia. Os invasores permaneceram no local sem saber o que fazer. A maioria deles não tem onde morar e nem para onde ir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário