CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, junho 09, 2019

POETAS AMAZONENSES


Não alcancei esta antologia produzida por Walmir Ayala, mas conheci os poetas locais ali elencados: são dois padres, L. Ruas, nascido em Manaus, e Moisés Lindoso, nascido em Manicoré; o acreano Jorge Tufic e o itacoatiarense Elson Farias.
Pe. Moisés Lindoso, 1979
Os sacerdotes e seus livros tive o prazer de conviver com estes no Seminário de Manaus (1956-65). Com Tufic foram algumas rodadas de Chá, inclusive em minha residência. Elson, segue produzindo.
Sobre o falecido L. Ruas já escrevi bastante e ainda tenho material dele para publicar. Lindoso saiu de Manaus acompanhando o bispo do Amazonas, dom Alberto Ramos, que assumiu a igreja de Belém (PA). Daí, Lindoso passou para o Recife, onde encontrou o lembrado bispo, dom Helder Câmara. Instalou-se na cidade do Cabo (PE), onde faleceu. Era irmão do governador José Lindoso.

A postagem compartilhei do jornal A Crítica, edição de 5 jan. 1963 

Jornal A Crítica, 5 janeiro 1963

Acaba de ser lançado no Rio de Janeiro a “Novíssima Poesia Brasileira”, na série cadernos brasileiros. A iniciativa que tem tido a maior repercussão nos meios intelectuais da Guanabara é do crítico Walmir Ayala, que chamou a si a responsabilidade de selecionar editar o referido livro.
 Na “Novíssima Poesia Brasileira” encontramos a amostra da poesia de 75 novos poetas e Ayala faz, na introdução interessante estudo do sentido dessa poesia, de suas fontes de influência.Dentre os 75 poetas que comparecem na “Novíssima Poesia Brasileira” foram distinguidos 4 poetas do Amazona e Acre e que são os seguintes:
Elson Farias, nascido em Itacoatiara, publicou “Barro Verde”, em 1960, pertence ao Grupo Madrugada tendo sido publicado o Poema 1 e um Soneto, do seu livro editado. Jorge Tufic, nascido em Sena Madureira, Acre, e vive em Manaus, sendo membro do Clube da Madrugada. Já publicou “Varanda de Pássaros” (1956), “Pequena Antologia Madrugada” e foi premiado em concurso promovido pela Folha do Norte, em Belém, sob o patrocínio da SPVEA, tendo sido publicado dele Poema e Ode Amarga ao Espelho. Pe. L. Ruas, nascido em Manaus, pertence ao Movimento Madrugada, publicou “Aparição do clown”, notável poema, é professor da Faculdade de Filosofia, tendo sido publicado na antologia de Ayala as seguintes composições de sua autoria: Estudo e Didática. Pe. Moisés Lindoso, nascido em Manicoré, com estudos eclesiásticos concluídos em Roma, técnico em trabalho de educação de grupo e engajado no movimento da Juventude Operária Católica, sendo atualmente Assistente de JOC, em Belém, publicou um livro “Plenitude”, sendo o representante da poesia tipicamente religiosa; tendo sido editado na Antologia a sua produção literária intitulada Poética. Se é verdade que na Antologia não compareceu (sic) Luiz Bacellar, um poeta já definitivamente consagrado, Faria de Carvalho, com uma produção literária interessante, Sebastião Norões, que se revela senhor de uma técnica de poesia apurada, e outros nomes de relevo, havemos de assinalar que os revelados ao Brasil por Ayala são poetas de mais alta categoria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário