CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, junho 07, 2019

SANTA LUZIA - BAIRRO



Praça de Santa Luzia, sem data
Conheci o bairro de Santa Luzia, enquanto morador de Educandos e, posteriormente, do Morro da Liberdade. Porém, conhecer como o professor Aguinaldo Figueiredo, não tem quem. Afinal, ele além de nascer no bairro, elaborou uma pesquisa para escrever sem mácula sobre o mencionado subúrbio.
Daí, quando o consultei sobre a foto que ilustra a postagem, ele foi enfático, descreveu-a tim-tim por tim-tim.

As palavras seguintes são do mestre santa-luziense:
Essa foto é do meu acervo e está no livro da Santa Luzia: o comerciante da esquina era senhor João Marinho Peixoto, casado com dona Mariana e tinha três filhas; ao lado dele, a casa de telhado em tacaniça é da família do Joel Santana Bastos, casado com dona Lourdes; a que está com as janelas escancaradas era da minha tia Ana Nascimento conhecida como Dona Silvia.
A casa que aparece seguindo a rua é da dona Arina, esposa de mestre João “Pedreiro” e a no final da rua, a casa de dois andares, era a padaria do Zé Barbosa (Zé Padeiro) que morreu semana passada com 103 anos; a da esquina, no canto direito da foto, com a entrada para a varanda e um batente de um degrau é da minha tia Ofélia que ainda mora lá.
Na foto inteira a cadela que aparece deitada na rua era a “Baleia”, que era da família do Zé Bezerra, vizinho da minha tia. Espero ter sido útil às informações do amigo.
Saudações ainda chazistas. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário