CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, junho 29, 2019

INCRÍVEL DESASTRE DE AVIÃO



O tenente Geminauá Nery de Medeiros, da Polícia Militar do Estado, entre cursos da área militar, possuía o brevê de piloto civil expedido pelo Aeroclube de Manaus. Nascido no Pará em 1912, ingressou na PM amazonense, mediante concurso, em 1942, vindo do Exército. Com esta especialização, pode-se afirmar que este foi o primeiro aviador da PMAM. Sua habilidade na condução de aeronave produziu o desastre abaixo transcrito, compartilhado de O Jornal 24 de agosto de 1945.

Aeroclube, quando de sua fundação, com os aviões de
treinamento, um desses estava com o tenente

Lendo o aludido noticiário, desejo efetuar duas considerações: o Piquete de Cavalaria estava situado na rua Dr. Machado esquina da rua Duque de Caxias. Seus limites, além das mencionadas artérias, alcançavam a rua Leonardo Malcher e o igarapé do Mestre Chico. Curso d’água que impedia a ampliação dessas ruas, e impunha a fronteira entre os bairros da Praça 14 de Janeiro e a Cachoeirinha.
Acredito que o tenente, por exibicionismo ou para desembarcar o passageiro, ambos moradores das imediações, resolveu aterrissar no espaço existente dentro do Piquete, tanto que no acidente apenas uma das asas do avião chocou-se com a parede da edificação.
Nosso tenente, mediante essa proeza, entrou para o livro dos causos mais disparatados da corporação.

OCORREU ONTEM ÀS 14 HORAS E 45 MINUTOS, DESASTRE
DO AVIÃO DO AEROCLUBE



O desastre – À hora referida, voava sobre o Piquete de Cavalaria, à rua Leonardo Malcher, o avião “Piper-But”, pilotado pelo 2º tenente da Força Policial do Estado, Geminauá Nery de Medeiros, conduzindo ainda o comerciante Pedro Ramos de Oliveira, quando, ao passar em voo baixo sobre a parte traseira do Piquete, o avião foi chocar-se com o edifício da frente, por bater no mesmo uma das asas.
Segundo apurou a nossa reportagem, que esteve no local, logo após o sinistro, o tenente Geminauá, quando o avião se despencava ao solo, abriu-se a portinhola do aparelho e conseguiu pular, o que resultou não sair muito ferido. Alguns homens que se achavam naquele edifício da Força Policial do Estado, no momento do choque do avião, saltaram, tendo um dos mesmos pulado de uma altura bem avultada, para não serem pegados.
Segundo declarantes que se achavam no local no momento do desastre, o avião escapara momentos antes, de bater numa árvore, indo chocar-se com o edifício do Piquete, com fragor que de longe se ouviu, destruindo uma parte do prédio.

Após o sinistro – Após o sinistro, foram as vítimas conduzidas à Santa Casa, comparecendo ao local pessoas para tomarem as providências necessárias. Um caminhão foi que conduziu os restos do aparelho para lugar destinado.
Esteve no lugar do desastre o presidente do Aeroclube.

As vítimas – O tenente Geminauá Nery Medeiros, da Força Policial e comandante do Piquete de Cavalaria, com 32 anos de idade, paraense, casado e residente à Rua Duque de Caxias, 1248 (próximo ao local do desastre), apresenta escoriações contusas na face e em várias partes do corpo, mas não é perigoso o seu estado.
A outra vítima, Pedro Ramos de Oliveira, de 23 anos, solteiro, comerciante, residente à rua Duque de Caxias, 1200, apresenta ferimentos contusos e escoriações na face. O seu estado é grave. Pedro Ramos, à noite de ontem, continuava pondo sangue pela boca. Foram medicados na Santa Casa pelo médico plantonista Dr. Romualdo Seixas, auxiliado pelo enfermeiro José Maria.

Mais notas – Disseram-nos, mas não podemos assegurar a verdade, que o avião sinistrado é o fabricado pelo falecido capitão Mario Silva, morto em acidente de aviação, há alguns meses, de cor prateada o planador.
Pedro Ramos, o comerciante, fora, a convite do tenente Geminauá, dar um voo, para tomar melhores ares, pois se achava impaludado.

Do presidente do Aeroclube do Amazonas, recebemos a seguinte comunicação:
“Levo ao vosso conhecimento que o piloto de turismo, tenente Geminauá Nery de Negreiros, da Força Policial do Estado, quando pilotava uma aeronave deste Aeroclube, sofreu um acidente de aviação, tentando uma aterrisagem forçada no Piquete de Cavalaria, sendo leves seus ferimentos.Sem mais, aproveito a oportunidade para reiterar os meus cumprimentos de elevada estima e consideração.
Saudações (a) Almir Correa”.

Um comentário: