CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, outubro 02, 2012

Avenida Eduardo Ribeiro



Banco Mineiro do Oeste (à esq.) no cruzamento da
av. Eduardo Ribeiro com rua Saldanha Marinho, 1969
Esta avenida que já foi a preferida de Manaus, a mais comercial e, por isso, mais frequentada, agora sofre pela mudança desse setor e da invasão do comércio marginal. As fotos existentes e  aqui expostas mostram essa evolução e preferencia.

Na esquina desta com a rua Saldanha Marinho ainda existe um edifício, que ora abriga uma agência do Bradesco. Antes desta, ali funcionou a sede do Banco Mineiro do Oeste, cujo gerente foi o jovem (hoje deputado estadual) Adjuto Afonso.

Este banco desapareceu no início dos anos 1970, tempo das incorporações, passando para o Banco Brasileiro de Descontos (como se pode ler na placa afixada).

As fotos permitem observar vários detalhes: os modelos dos carros, com predominância dos fuscas; já se vê automóveis importados, aqui e ali, as utilitárias Hondas; as mãos de direção permitidas tanto na avenida quanto na rua Saldanha Marinho; o fardamento dos escolares, saia e blusa, para as estudantes; no fundo, a matriz da padroeira. E outros que o leitor pode sacar...

Situação bem diversa de nossos dias, espero eu que o novo prefeito (Colt 45) promova-lhe o brilho devido.  
Av Eduardo Ribeiro, com a Matriz da padroeira ao fundo,
Cartão Postal, 1971 


No prédio (à esq.) o Banco Brasileiro de Descontos -
Bradesco, em 1974
 

Um comentário:

  1. incrível: nasci na Eduardo Ribeiro, no andar de cima do prédio onde havia a Mezzodi...

    ResponderExcluir