CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, outubro 23, 2012

ANIVERSÁRIO DE MANAUS: 343 ANOS



Diário Oficial, de 24 outubro 1948 
Nascida em 1669, Manaus aniversaria amanhã, completando 343 anos. Mas é sabido que esta data foi composta por dois acontecimentos: o ano da instalação do Forte com o dia e mês da lei que elevou o Lugar da Barra à cidade de Manáos (24 de outubro de 1848).
Em suma, essa combinação ainda suscita dúvidas. Aproveito uma edição do Diário Oficial para tentar explicar melhor essa assertiva.
Em 1948, o órgão oficial do Estado publicou uma edição especial saudando a elevação da Vila da Barra e categoria de cidade. Vários escritores aproveitaram para expressar suas opiniões. O editorialista assegurou que “já transformada em radioso povoado, com suas ruas traçadas alguma coisa irregularmente, que a Barra, então simples vila, passou, a 24 de outubro de 1848, à predicação de cidade, com o nome de cidade de São José da Barra do Rio Negro, nome que perderia, a 4 de setembro de 1856, passando a chamar-se cidade de Manaus, em homenagem a tribo de índios desse nome que estanciava pelo rio Negro e de que era principal o heroico Ajuricaba.” 
Diário Oficial,
24 outubro 1948
Anísio Jobim, autor de livros sobre a história regional, foi mais enfático: “O Amazonas festeja com o devido brilhantismo a passagem do centenário da elevação da vila de Manaus à categoria de cidade, com a denominação de Cidade da Barra do Rio Negro, por lei da Assembleia Provincial do Pará nº 145, de 24 de outubro de 1848”.
Mais de vinte anos depois, mais precisamente em 1969, sendo prefeito de Manaus o Dr. Paulo Pinto Nery, houve uma substancial modificação sobre o evento. Apoiado por entidade cultural amazonense, nesse ano Manaus comemorou seu tricentenário. Como não se conhece a data precisa da instalação do Forte local, este alcaide promoveu a junção que assinalei na abertura desta postagem.
A decisão, porém, seguia sofrendo argumentação desfavorável. Por isso, em 2001, o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, sob a presidência de Robério Braga, lançou uma revista especial para marcar os 322 anos da “Manaus sorriso”. Desde então o aniversário segue promovido com apreço e Boi Manaus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário