Cláudio Chaves, 2010 |
Nascido em Manaus (AM) a 7 set. 1949, Cláudio é filho de Cleomenes do Carmo Chaves e de Joanita Cetraro do Carmo Chaves. Sua formação intelectual ocorreu, pela ordem, no Grupo Escolar 21 de Abril (primário); Instituto de Educação do Amazonas (ginasial); Colégio Estadual do Amazonas (colegial, científico). Depois, graduou-se em medicina (especializado em oftalmologia) e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (grau de professor), ambas as conquistas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Realizou a especialização em oftalmologia no Hospital Souza Aguiar, do Rio de Janeiro; e doutorado, ainda na mesm área, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Enfim, o pós-doutorado no Center for Eye Research e no New England Medical Center de Boston (MA), nos Estados Unidos.
Pertence aos seguintes silogeus: Academia Amazonense de Medicina, seu atual presidente; Academia Amazonense de Letras, sendo o diretor de Eventos; Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas; Academia Nacional de Medicina; Federação Brasileira de Academias de Medicina (onde foi vice-presidente no biênio 2000-02); Associação Pan-Americana de Oftalmologia, diretor no biênio 1999-2001; American College of Surgeons; Societe française d'Ophahalmologie, entre outras.
O acadêmico Cláudio Chaves possui trabalhos publicados (capítulos de livros) na revista da Editora Cultura Médica (RJ); na Revista Brasileira de Oftalmologia e o resumo de sua tese de doutorado, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), intitulada Oncocercose ocular na Amazônia Brasileira, nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia.
Acadêmico Cláudio Chaves |
Doutor Cláudio Chaves é venerável mestre da Loja Maçônica Esperança e Porvir; já presidiu o Lions Clube de Manaus, e exerceu o mandato de deputado federal.
Na Academia Amazonense de Letras, foi eleito na reunião de 27 abr. 2001. Tomou posse a 14 set. 2001, com recepção do acadêmico Robério Braga, na presidência do poeta Max Carphentier, sucedendo ao saudoso acadêmico Moacyr Gonçalves Rosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário