(A partir da esq.) Coronel Neper; governador Danilo Areosa; coronel Maury (Cmt da Polícia Militar) e Flaviano Limongi, da FAF, no estádio Vivaldo Lima, O Jornal, 5 abr. 1970 |
Nesse contexto, entusiasmou um grupo de dirigentes do Palmeiras paulista. Não possuo condições de afirmar se o intercâmbio de jogadores do Nacional FC com aquele clube se concretizou com a contribuição dele. Sei, sim, que esse intercâmbio prosperou, e mais, que coronel Neper aproveitava os subalternos que se dirigiam a São Paulo para conduzir aos seus amigos as lembranças da ZFM. Confesso agora que eu, em duas oportunidades, servi de “mula” (no ótimo sentido).
Homem bem educado, distinguia-se pela fidalguia com que tratava aos colegas e amigos. Alcançou relevância na Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), quando ali realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), em 1970.
Também desportista, desconheço se praticou algum esporte, mas esteve vinculado ao Nacional Futebol Clube, o mais querido do Amazonas, hoje um fiasco daquele time que empolgou em 1972 e anos próximos, nos primórdios do campeonato nacional. Prestava sua colaboração e prestígio à diretoria. Estava presente nos estádios onde se apresentasse seu time de coração.
Acredito que o número de medalhas com que foi agraciado permite vislumbrar seus méritos. Foram 35 medalhas, tanto de entidades militares, quanto de civis, destacando-se as seguintes:
Ordem dos Cavaleiros da Concórdia, no grau de cavaleiro, do Poder Judiciário de São Paulo / Grã Cruz da Ordem do Mérito Cultural do Estado de São Paulo / Tempo de Serviço (ouro) da Polícia Militar do Amazonas/ Medalha Tiradentes das Polícias Militares do Amazonas, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo / Medalha da Sociedade de Veteranos de 1932 (Revolução Constitucionalista), de São Paulo/ Medalha da Sociedade Geográfica Brasileira, governo de São Paulo/ Grã Cruz do Mérito, do Exército Brasileiro.Seu nome, segundo projeto do deputado José Cavalcanti (coronel da corporação, que exerceu o único mandato), que foi sancionado pela Assembléia Legislativa do Estado em 1989, distinguiu a Academia de Polícia Militar com o nome do venerando coronel Neper da Silveira Alencar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário