CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

7 de setembro de 2011

Memórias amazonenses (LX)

Setembro, 7  Independência do Brasil
Departamento da Saúde Pública

1935 – Inauguração do edifício da Saúde Pública, situado na praça Antonio Bittencourt, mais conhecida por praça do Congresso. Era diretor da Saúde Pública, Dr. Deoclides de Carvalho Leal, e governador, Álvaro Botelho Maia. O edifício foi demolido entre abril-maio de 1969. Por alguns anos o terreno permaneceu abandonado, servindo de depósito para lixo. Depois de justas reclamações, o Governo Federal fez construir no local, em 1981, uma agência dos Correios, ainda em funcionamento.

Palácio Rio Branco
1938 – Inauguração do Palácio Rio Branco, situado na praça Dom Pedro II, no governo de Álvaro Botelho Maia, para abrigar a Secretaria Geral do Estado. Devido a ampliação das secretarias, nesse prédio permaneceu a Secretaria de Interior e Justiça. Somente no governo de João Walter de Andrade (1971-75) a edificação passou a servir ao Poder Legislativo. Em nossos dias, com a mudança de endereço deste Poder, ali está abrigado um centro cultural.

1955 – Lançados, em Manaus, pela firma Braga & Cia., os veículos DKW.

1966 – Inaugurada a Central Elétrica de Itacoatiara (AM), a cargo da Celetramazon (Centrais Elétricas do Amazonas), que ainda hoje funciona em seu local original. O ato foi presidido pelo governador Arthur Reis.
Recém incluído na Polícia Militar do Estado, eu fui designado para representar a corporação naquele evento. Assim, após o desfile militar em Manaus, embarquei junto com a Banda de Música em picapes do extinto Deram, em direção aquela cidade. A estrada era em sua totalidade de terra. Encerrados os festejos, retornamos à noite em um navio da Snapp (Serviço de navegação e Administração do Porto do Pará), depois Enasa (Empresa de Navegação da Amazônia SA) .