CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

21 de junho de 2011

Legado de Anísio Mello (II)


Cartaz para a exposição,
arte de Romulo Nascimento

O material produzido pelo saudoso Anísio Mello, que deveria compor a exposição em sua homenagem, vai aqui durante a semana.
Hoje, dia 21, AM completaria 85 anos de idade. Para lembrar essa data, estava previsto um sarau e a distribuição de seu livro póstumo – Convite à poesia. Não deu.

Vou aproveitar este espaço para postar as obras que AM realizou nas igrejas de Eirunepé (AM). Foram três painéis na igreja principal de São Francisco, que Anísio Mello pintou quando esteve naquele município, em 1952.
Quase trinta anos depois, em 1980, pintou os painéis das igrejas de Nossa Senhora de Fátima e de São José Operário. Segundo registro do autor, pela extensão do painel merecia menção no livro de recordes. Mas...

Bem que eu tentei. Procurei divulgar a obra de todas as maneiras, mas como precisa de fotos das pinturas, recorri ás autoridades. Logo sai em busca do senhor prefeito, o qual não encontrei em Manaus; depois, alcancei pelo telefone o representante do município, que se desculpou, mas não deu a devida atenção.
Painel do altar da igreja de N S de Fátima. Eirunepé (AM)

São Francisco, patrono do município de Eirunepé (AM)

Painel exposto na igreja de São José Operário - Eirunepé (AM)
Restou-me encontrar o vigário de Eirunepé (AM), para o qual enviei algumas mensagens pela internet. E conversei sobre o assunto com padres em Manaus, esperando que uma transmissão eclesiástica, permitisse o contato. Também não houve ligação.

Enfim, procurei a Polícia Militar. Não para me queixar, mas para um SOS, que funcionou. O cabo do destacamento, que tem (ou tinha) uma força substancial, me acudiu. Com seus parcos recursos fotografou os painéis, as fotos ilustram esta homenagem, e pude enfim colocar o finado Anísio Mello, um apaixonado por Eirunepé, no devido espaço, no devido altar.

Obrigado, cabo Nonato Soares, que os santos protetores te protejam e promovam.
Até breve...