CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

23 de janeiro de 2011

PM AMAZONAS: 5º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR (2)

Aproveitando as instalações da Segunda Companhia, a Polícia Militar instalou no local o 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM). O comando coube ao tenente-coronel Jétero Silva de Menezes, nomeado em 15 abr. 1988. Menos de ano depois, já construído o complexo de quartéis no conjunto Dom Pedro, a corporação transferiu para aquele local o 5º BPM. Aquele local, previsto para abrigar apenas a cavalaria, acabou por agregar diversas unidades, o que veio contrariar aos moradores do residencial.

Também este batalhão ganhou seu codinome: Quinto dos Infernos, porque continuava distante e precária comunicação com o Centro, entre outras “recomendações”.

O 5º BPM ocupou o espaço da cavalaria por mais de três anos, enquanto a administração estadual construía um quartel próprio. Situado no bairro da Compensa, que se estruturava, ao lado de enorme escola pública, que o popular conhecia por Quarentão (quantidade das salas).

Coronel Pedro Lustosa
O comandante deste novo aquartelamento foi o tenente-coronel Humberto Mitouso Crispim, que acolá permaneceu por cinco anos, em duas etapas. De fato, Humberto se afeiçoou aquele espaço, construindo nova feição ao policiamento, atenção aos comunitários e o cuidado com o quartel. Era comandante da Polícia Militar o coronel Pedro Lustosa.

Depois veio a sucessão de comandantes, de passagem tão efêmera, que podemos pensar se foi possível construir algo. Alguns tiveram a “possibilidade” de comandar por exatos dois meses.
Veja a relação dos comandantes, com datação até o ano 2000. Recente reestruturação da PM levou de roldão o 5º BPM, apesar de ter sido alçado a condição de Comando de Policiamento de Área (CPA).
tenente-coronel Humberto Renato Mitouso Crispim (31 dez.1993)
major Julio César Lemos de Almeida (7 jan.1997)
tenente-coronel João Ewerton do Amaral Sobrinho (10 jan.1997 )
tenente-coronel Humberto Renato Mitouso Crispim (14 abr.1997)
major Julio César Lemos de Almeida (30 jun.1998 )
tenente-coronel José Moreira Nunes (27 out.1998)
tenente-coronel José Bernardo da Encarnação Neto (4 jan.1999)
tenente-coronel José Maria de Oliveira Sirotheau (9 mar.1999)
major Wilson Martins de Araújo (8 jun.1999)
tenente-coronel Emiliano Marques de Freitas (26 abr.2000)