CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, maio 09, 2020

ANÍSIO MELLO, NOVAMENTE



Remexendo meus alfarrábios, alcancei este folheto publicado (sem data) para comemorar as Bodas de Ouro de atividade do saudoso multiartista Anísio Mello. A publicação teve apoio do ICBEU e da AIRMA. Compartilhei, apenas acrescentando a data do seu falecimento.


Muito se tem falado em ANÍSIO MELLO, das suas múltiplas atividades no campo das letras e das artes.
Fundou e dirigiu jornais e revistas. Publicou 16 livros e escreveu uma dezena de outros, incluindo poesia, folclore amazônico, crítica literária, contos e ensaios. Proferiu conferências e palestras. A crítica especializada é unânime em aplaudi-lo. Obteve Medalha de Ouro, em Paris, no Salão da França Livre, em 1948, e prêmios no Brasil.
Realizou várias exposições individuais e participou de outras coletivas. Seus quadros são conhecidos no Brasil e no exterior. Tem obras adquiridas pelo Governo do Amazonas, resultante da Lei 130, de 26 de agosto de 1952, época em que o artista expunha na Biblioteca Pública do Amazonas e na Pinacoteca do Amazonas.

São palavras de Sérgio Milliet sobre o artista: “O amazonense Anísio Mello, crítico e poeta, é também pintor. Já tendo realizado algumas exposições individuais e participado de várias mostras coletivas. Através de uma evolução que vem se processando desde a idade de doze anos. Chega ele agora a uma pintura em que o abstracionismo lírico se amalgama a um geometrismo nada rígido, antes elegante, como que a controlar a possível exuberância das manchas. Se assim age com a composição, também o faz em relação com a cor. Os amarelos, os vermelhos e os pretos dos fundos são freados pelos brancos puros dos primeiros planos. Esse conúbio de tendências aparentemente opostas, longe de perturbar a harmonia do conjunto, equilibra com sabedoria e originalidade seus nanquins”.
Anísio Mello é um pintor [ora artista plástico] já realizado e um desenhista que aplica sua excelente arte numa obra de grande liberdade e sensibilidade.
Em A Crítica, de Manaus, escreveu o jornalista Luiz de Castro: “Pintor e poeta, as duas artes em Anísio Mello se irmanam e se confundem. Na pintura, ele patenteia poesia e da melhor, — e na poesia, ele trai o pintor. Em ambos os misteres, a sua inspiração é única, agindo sob o mesmo senso estético, notável, aliás, em todas as suas produções, quer poéticas, quer pictóricas".
Por ocasião do lançamento de Festa Geral, poema comemorativo dos seus 25 anos de poesia, assim se expressou o escritor e poeta Alencar e Silva: "ANÍSIO MELLO" é seguramente um temperamento fora de série. Não é só poeta, músico e pintor, reunindo em si a trilogia da sensibilidade estética, como afirmara certa vez Américo Antony: é, na verdade, muito mais: é também jornalista, ensaísta e folclorista, cineasta, escultor e inventor.
Poder-se-ia acrescentar que na vida prática é ele ainda bancário, projetista e construtor (sua casa, em São Paulo, é obra que saiu inteiramente de sua prancheta), além de ser graduado em Filosofia e Letras. E estou certo de que seu espírito se move com desenvoltura por muitos outros campos do saber e do fazer".

São palavras do padre Nonato Pinheiro, prefaciando o livro Vocabulário Etimológico Tupi do Folclore Amazônico, de Anísio Mello: "Não conheço outro amazonense que tenha divulgado tanto fora do Estado, sua terra e sua gente, o mundo amazônico e seus expoentes. Sua bibliografia é opulenta e da melhor valia".
Atualmente dirige o Liceu de Arte do Amazonas Esther Mello, em Manaus, e é presidente da AMAP (Associação Amazonense de Artistas Plásticos). 
ANÍSIO MELLO herdou dos pais o gosto pelas letras e pelas artes. Do pai, magistrado e poeta Octaviano Augusto Soriano de Mello, vem a inclinação para as letras; e da mãe, a pintora Esther Thaumaturgo Soriano de Mello, com quem cursou Belas Artes, absorveu a estética da cor. Descende de uma clã de artistas e de poetas.

Nasceu em Itacoatiara, no Amazonas, em 21.06.27 

e faleceu em Manaus, em 11.04.2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário