CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, maio 29, 2020

MARCO GOMES (1954-ONTEM)

Contra-capa do Agora...
Surpreendido, mas não tanto, pois acompanhava o diário virtual do Marquinho, no qual ele narrava sua batalha contra um câncer. Ao sair para o Cecon, sob sol e chuva e isolamento, deixava registrada sua mensagem de otimismo. Agradecia a todos, beijava aos que o acompanhavam. Sabia do tamanho do gigante que enfrentava, mas não temia. Estava sempre a engendrar artimanhas para combater o Golias. Infelizmente, não conseguiu. 
Conheci o Marquinho nas salas do Chá do Armando (aquela entidade semi-filosófica, movida a uísque e outros gêneros). Ele, acompanhado da máquina fotográfica, estava sempre a escolher o melhor ângulo e disciplinar os filósofos, a fim de produzir as milhares de fotos que certamente constituem seu acervo, e que gostaria de compartilhar.

Marco e sua marca: o sorriso

Reconheço, sou de pouco sorriso e nenhuma circulação noturna, características básicas do amigo, portanto, não podia conhecer ao Marco, sempre sorridente, animado para qualquer parada. Todavia, ano passado pude me aproximar mais, quando ele e o Celestino embarcaram fundo na produção de uma Feira Cultural, ocupando a Praça da Polícia. Estive em algumas reuniões e sei, que os poucos recursos obtidos, não permitiram o brilho da festa que o entusiasmo do Marco era capaz de produzir. Ajudei como pude, mas fiquei devendo bem mais. 

Capa do livro Agora...

Em setembro do ano passado, ganhei o Agora eu conto... retalhos do rebotalho (Ed. Utopia, 2017). Estava lá na dedicatória: ao cel. Roberto Mendonça, minhas crônicas com bafo-de-onça. Ao ler o material literário, fiquei amigo do Marco, sem que ele soubesse. Agora, o Agora me serve de ligação com ele, e pelo quanto soube diariamente, através de seus posts, transmitir-me, e aos amigos e irmãos em geral - a dose forte, combativa para suplantar esse momento tão doentio de nosso país. 

Até a eternidade, amigo novo de guerra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário