CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, maio 04, 2020

DATAS DO AMAZONAS


Entre as efemérides ocorridas na data de ontem3 de maio, lembro:

Em 1851 – Circula o primeiro jornal impresso em território amazonense – Cinco de Setembro, de propriedade de Manoel da Silva Ramos. De circulação semanal, e formato reduzido, tomaria outra denominação no ano seguinte. Não se conhece qualquer exemplar original, apenas cópia circula entre os pesquisadores.

Em 1876 – Tem lugar a (re)instalação efetiva da Guarda Policial do Amazonas, sendo presidente da província, Antônio dos Passos Miranda e, comandante da força, o tenente EB Severino Eusébio Cordeiro. Nessa data, com a inclusão dos primeiros guardas, a Guarda passou a operar. Tanto que esta data serviu por décadas, até 1972, para a comemoração da criação da atual Polícia Militar do Amazonas.
Fachada do Cine Vitória, após fechamento

Em 1889 – Falece no Rio de Janeiro, João Wilkens de Matos, barão de Mariuá, que exerceu no Amazonas, a época de sua instalação, vários encargos públicos.

Em 1971) – Após a sessão noturna, com a exibição da película Comandos, assistida por menos de 300 espectadores, onde comportava cerca de 1000, o Cine Vitória (foto) encerrava suas atividades, exercidas desde 1954.

Em 1980 – Foi criada a paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Manaus, por decisão de dom Milton Corrêa Pereira. Segue instalada à rua Ferreira Pena, 1285, e foi seu primeiro pároco, o saudoso padre Luís Gonzaga de Souza.

Na data de hoje - 4 de maio:


Em 1864 – Faleceu em Salvador (BA), o capitão-de-mar-e-guerra Lourenço da Silva Araújo Amazonas. Quando jovem tenente da Armada, servindo na flotilha do Amazonas, escreveu o Dicionário topográfico, histórico, descritivo da comarca do Alto-Amazonas, de considerável importância para o conhecimento da região; e o romance Simá, o primeiro com tema amazônico. Pertenceu ao Instituto Geográfico e Histórico Brasileiro.
           
Alvaro Maia 
Em 1969 – Faleceu, em Manaus, doutor Álvaro Botelho Maia, no exercício do mandato de Senador. Nascido em Humaitá, em 1893, foi Interventor Federal no Estado durante a ditadura Vargas (1930-45). Democratizado o país, foi eleito governador e exerceu o mandato no período de 1951-54. Após o qual, amargou severo ostracismo, em parte devido à derrota de seu partido político. Com o advento da Revolução Militar (1964), conquistou o mandato no Senado, quando faleceu. Formado em Direito pela Faculdade do Rio de Janeiro (1917), quando regressa a Manaus e ocupa a função de Auditor Militar da Polícia Militar do Estado, com o posto de capitão. Notabilizou-se também pelo brilhante cultivo das letras, bastou a Canção de Fé e Esperança (1923) para sua consagração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário