CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, maio 19, 2020

POLÍCIA FEMININA PMAM: NOTA HISTÓRICA


Havia apenas dois anos que a Polícia Feminina fora criada na Polícia Militar do Amazonas, quebrando aquela hegemonia masculina centenária. Enquanto se preparavam as mulheres para dirigir esse quadro, os oficiais masculinos
Tenente Arlene e Dona Amine
tiveram esse encargo. Pronta, em abril de 1982, a 2º tenente Arlene Oliveira (primeiro oficial feminina da corporação amazonense) assumiu o comando, em substituição ao tenente Ewerton Amaral. Os zelos dispensados na formação do primeiro grupo, e a dedicação dessa turma converteram a solenidade em brilhante festa. Dona Amine Lindoso, esposa do governador, escolhida a madrinha do Pelotão, veio prestigiar a posse.

O texto abaixo foi compartilhado do Jornal do Commercio (16 abril 1982).

Extraído da página do Jornal do Commercio (16 abr. 1982)

Em solenidade realizada às 15h 30 de ontem, no Quartel do Pelotão de Polícia Feminina, em Petrópolis, sob a presidência do coronel PM Guilherme Vieira dos Santos, comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, assumiu o comando daquele Pelotão, a 2º tenente feminino Antonia Arlene Silva de Oliveira, cujo cargo vinha sendo exercido há um ano e sete meses, pelo 1º tenente João Ewerton do Amaral Sobrinho.
A solenidade contou com a presença da primeira dama do Estado, sra. Amine Lindoso; coronel PM Guilherme Vieira dos Santos, comandante-geral da PMAM; bacharel João Valente de Azevedo, secretário de Segurança do Estado, que se fez acompanhar de seu oficial de gabinete, sr. Luiz Gonzaga de Souza; coronel Flavio Rebelo, subsecretário de Segurança; oficiais; a imprensa escrita, falada e televisada, e regular número de pessoas de diversas classes. A transmissão de comando constou formatura da tropa, passagem de comando, leitura da Ordem do Dia pelo oficial substituído, desfile da tropa em homenagem à Primeira Dama do Estado, entrega de um ramalhete de flores à nova comandante daquela unidade e um coquetel que foi servido a todas as pessoas convidadas.
A nova comandante do Pelotão Feminino da Polícia Militar, foi muito cumprimentada pelo grande número de pessoas presentes ao evento e, na oportunidade, falou à imprensa dizendo que sentia-se honrada naquele momento por assumir um comando e sentia-se feliz em poder servir à sociedade amazonense como oficial PM, e ao ensejo, incentivava todas as mulheres que admiram o militarismo a seguir tal carreira, que serão bem recebidas.
A jovem oficial é amazonense, nascida em 15 de fevereiro de 1960, filha do sr. Raimundo Valente de Oliveira e de dona Euza da Silva Oliveira. Ingressou na Polícia Militar do Amazonas, em 1º de abril de 1980 e possui os seguintes cursos: Técnico em Contabilidade, pelo Colégio Sólon de Lucena; Relações Públicas, no Senac; Curso de Formação de Sargento PM, tirado no CEFAP, e, finalmente, Curso de Habilitação ao Quadro de Oficiais da Policia Feminina, pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário