CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, maio 02, 2020

DOIS CORPOS DE BOMBEIROS E DUAS REVISTAS



A revista de uma organização, originada na caserna, oportuniza a divulgação de material educativo e dos feitos gerados pela corporação. E mais, permite aos subordinados a oportunidade de exercitar suas tendências literárias. As raras circuladas na Polícia Miliar do Amazonas (PMAM), ainda que eu tenha participado com textos, serviram mesmo para os caças níqueis dos “editores”. Tanto que nunca tiveram uma sequência ordenada, com título registrado e outras exigências legais. Era a improvisação.



Refiro-me exclusivamente a PMAM, posto que existem corporações policiais militares que possuem revista de categoria, de respeito.

Quero escrever dois parágrafos sobre duas revistas comigo arquivadas. Labaredas, pioneira no Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, quando do comando do coronel Alcantara Marinho. Durou “enquanto Brás foi tesoureiro”. Conheci alguns números, como o nº 1 (trimestral) do Ano VII, ano de 2005. Possuía boa apresentação e material adequado à instrução e história do Corpo, como confirma a entrevista aqui compartilhada.

No Corpo de Bombeiros do Pará alcancei a Salamandra, em formato de revista, porém um Informativo. Recolhi o nº 44 (bimestral), circulado em 2013. Desconheço sua vivência. À época, como escrevia sobre a Banda de Música, compartilhei o texto sobre o Dia da Música, que vai abaixo.


Coronel Antonio Dias, que não prosseguiu com a Revista
A Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa (DEIP), do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas tem novo diretor. Há aproximadamente três meses, o coronel Dias está à frente da Deip. Em entrevista à Revista Labaredas, ele fala sobre esse novo desafio em sua carreira, seus planos e como andam os treinamentos e instruções realizadas por esta diretoria.
Labaredas: Qual é a função da Deip no Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas? Coronel Dias - A Deip é responsável pelo ensino da corporação, isso no tocante à parte estratégica. Aqui são planejados os cursos, treinamentos, palestras como também as pesquisas.
Labaredas: Como são feitas as operações que a Deip participa? Ela trabalha junto a mais alguma instituição pública? Dias - É o CBC que planeja as operações que vão ser realizadas nos eventos da cidade como arraiais, jogos, shows, cobertura nos balneários de grande movimentação e os grandes eventos realizados tanto pelo Governo do Estado como pela Prefeitura Municipal. Isso tudo juntamente com a Deip e os demais órgãos de segurança do Estado como Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública, Detran e a Polícia Civil.
Labaredas: Quais são os cursos que a Deip já realizou?  Dias - A Diretoria de Ensino juntamente com o seu braço operacional que é a Esbom (Escola de Bombeiros), já realizou aqui vários cursos, dentre os quais. o curso de sargento motorista, curso de sargento combatente, curso de cabos combatentes e formação de soldados.
Labaredas: Quanto tempo leva para a formação de um futuro bombeiro? Dias - A formação obedece a um plano de curso que depende da especialização escolhida e da carga horária. Isso tudo é que vai determinar a duração do curso. Um curso normal de soldado bombeiro tem aproximadamente seis meses de duração.
Labaredas: Quais as atividades desenvolvidas dentro de um curso para formação de um soldado bombeiro?  Dias - O Proma que é um programa de matérias, define as atividades que vão ser aplicadas durante o curso. Os futuros soldados bombeiros aprendem no seu treinamento a lidar com situações que vão enfrentar no seu dia a dia.

Recorte sobre o Dia da Música (Salamandra citada)

22 de novembro: Dia da Música, por quê?

Em 1° de fevereiro de 1932, o então presidente da República, Getúlio Vargas, considerando os sentimentos cristãos e artísticos do povo brasileiro, baixou o decreto 21.011, ainda em vigor, com um único artigo: O dia 22 de novembro fica considerado o Dia da Música; devendo ser comemorado pelas bandas de música militares e, bem assim, nos estabelecimentos de ensino oficial, sem prejuízo dos trabalhos escolares:
O Dia da Música foi criado em função dessa data ser consagrada a Santa Cecília, "Padroeira Internacional dos Músicos", a quem os católicos brasileiros dedicam fervorosa devoção. Conta-se que Cecília, de nobre família romana, embora vivendo num ambiente pagão, cedo recebeu de Deus a graça de ter conhecido a religião cristã e fez voto de castidade. Mas sem que a filha o soubesse, seus pais a prometeram em casamento ao jovem patrício Valeriano, que era pagão.
Na noite das bodas, após a festa, Cecília falou a Valeriano que havia feito o voto e estava sob a proteção de um anjo. O jovem ficou impressionado, prometeu respeitar o voto de Cecília e se pudesse ver também o anjo, se tornaria cristão. Cecília orou, o anjo apareceu, e Valeriano se converteu. Foi encaminhado ao Papa Urbano, que acolheu o jovem, instruindo-o e, em seguida, administrou-lhe o batismo. Valeriano relatou o ocorrido a seu irmão Tibúrcio que também se fez cristão e pôde ver o anjo de que tinham falado Cecilia e Valeriano.
O prefeito de Roma, Almáqui, sabendo da conversão dos dois irmãos ao cristianismo, denunciou-os, juntamente com Cecília, perante o tribunal, exigindo que abandonassem a fé cristã sob pena de morte.
Os dois foram logo executados e Cecília enfrentou torturas para negar sua fé, mas protegida pelo anjo, cada vez resistia mais. Foi, por conseguinte, decretada a pena de decapitação.
Cecília se entregou ao algoz cantando, daí sua ligação com a música. Três golpes vibrou o algoz sem conseguir decapitá-la. Cecília só morreria três dias depois. Foi sepultada nas catacumbas de São Calixto, perto da Via Ápia. O corpo da Santa ficou muito tempo escondido. Uma aparição dela ao papa Pascoal I (817-824) revelou o local da sepultura. Num caixão de cipreste seu corpo foi encontrado intacto, ao lado dos corpos de Valeriano e Tibúrcio.
Em 1599, por ordem do cardeal Sfrondati foi reaberto o túmulo da Santa e o corpo continuava incorruptível. O escultor Stefano Maderna que assim o viu, produziu em finíssimo mármore em tamanho natural a sua imagem.
A partir do século XV, Santa Cecília é considerada Padroeira dos Músicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário