CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, maio 03, 2019

OS COLETIVOS DE MANAUS


Alguns detalhes para a história do transporte coletivo de Manaus, em particular do bairro de Educandos, sacados do matutino A Crítica, de março de 1969, portanto, há 50 anos. 

Os primeiros ônibus eram de madeira, adaptados ao tamanho do chassi. Autenticas esquisitices, mas funcionavam. Para atender exigência municipal, os proprietários foram obrigados a constituir empresa, daí o surgimento, por exemplo, da Constantinópolis Transportes Coletivos.
Recorte de A Crítica, 1º março 1969
Esta empresa, pois, foi incentivada a importar os coletivos de duralumínio, aposentando os de madeira. Esse fato foi noticiado pelo matutino de Calderaro, na edição de 1º de março de 1969.

Outro pequeno detalhe: a IMESA Veículos Ltda., revendedora Ford, possuía a agência na rua Marechal Deodoro e oficinas na rua Silva Ramos. Posteriormente, mudou-se para a av. Constantino Nery, próximo ao Vivaldão, hoje Arena da Amazônia. Contudo, em nossos dias, a firma encontra-se desativada e o edifício abriga uma loja do grupo Baianos.
 
Parte da mencionada notícia
O velho e populoso bairro de Educandos vai também possuir ônibus modernos. A Constantinópolis Transportes Coletivos que o serve há anos, acaba de adquirir dez novos e modernos transportes, que chegarão de São Paulo dentro de mais trinta dias.Seus principais sócios, Júlio Nogueira, Agenor de Souza Segadilha e José Maria de Souza Martins, entregaram ontem ao gerente da IMESA o cheque no valor de 48 milhões, de cruzeiros antigos, que totalizaram 96 milhões para a aquisição de dez ônibus metálicos, carroceira em Duralumínio, marca Striulli, montados em chassi Ford, série F600. Cada ônibus atenderá confortavelmente a 33 passageiros sentados.
O gerente da IMESA, que aparece recebendo o cheque da Constantinópolis, seguirá hoje à tarde para São Paulo de onde trará os ônibus que chegarão a Manaus em princípio de abril. Naquela data, a empresa retirará da linha de Educandos os “cavalos de pau” que servem o bairro desde 1952, e que já prestaram valioso serviço àquela população.Antes, corriam avulsos agrupando-se numa só empresa, que vem dando todo esforço no sentido de melhor servir cada vez mais os moradores de Educandos e, por consequência, a Zona Franca de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário