CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, maio 12, 2019

DIA DAS MÃES

Francisca Lima

Não podia ser outra a postagem: Dia das Mães.

Estive ontem pensando o que escrever sobre a data. Tinha que falar de mãe. Vamos lá. possui duas: a biológica, dona Francisca, e do segundo matrimonio, ou seja - a mãedrasta (desculpe o invencionismo) dona Doroteia, morta em 1992.

A primeira festa comemorativa deste dia, que me vem à lembrança, aconteceu com um presente de certo inesperado. Dona Dora estava gestante, esperando o filho para "aqueles dias". Apesar do desconforto, agia na cozinha preparando o almoço. Os filhos, obviamente, aguardando o melhor horário. 
Doroteia Santos

Eis que as dores apertam, a hora do "presente" havia chegado para a Dona (assim a tratávamos). Meu pai apressa os cuidados, toma a esposa e seguem para a maternidade Balbina Mestrinho. Era o ano de 1960, e o Dia das Mães foi comemorado a 8 de maio.  

Com a ausência da mãe, restou aos filhos cuidar do almoço e se manter em harmonia, aguardando a novidade. Ao final da tarde, chega o eufórico pai anunciando o nascimento de mais um filho: Miguel Jorge. Em nossos dias, avô de primeira viagem, residente em Telêmaco Borba (PR).

Conheci bem mais a minha mãedrasta, excelente pessoa que soube cuidar do velho e dos filhos, no total, oito homens. Em sua homenagem, Dona Dora, abraço a tantas mães da família Mendonça y Mendoza.

Votos de Feliz Dia das Mães, às filhas Valeria e Gabriela Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário