CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, maio 18, 2019

EFEMÉRIDES FAMILIARES


As datas quase coincidem, nesses dois momentos da vida humana – nascimento e morte – que se cruzam na mesma família. Numa direção, lembramos a morte aos 98 anos de José Manuel Mendoza, ocorrida há cinco anos. Noutra, a comemoração dos deleitosos Setentanos de Ivo Manuel Barbosa Lima, em Santos-SP.

Manuel Mendoza
Hoje (18), lembra a morte de Manuel Mendoza, meu genitor, nascido no Peru e que, ao se casar com Francisca Lima, anverense – do lago, aportuguesou o sobrenome para inaugurar uma nova dinastia de Mendonça na região amazônica. Viveu bastante para, depois de dois casamentos e oito filhos, “entregar a alma ao Criador”. E, certamente o fez com méritos, pois era “católico, apostólico, romano” praticante.
Meu irmão Renato recomendou: “vamos aproveitar para elevar nossas orações a Deus, e que o mantenha iluminado pela luz divina; pedir-lhe proteção para nossos caminhos, assim como ele fez na primavera de nossas vidas”.

Acerca da vivência dele, escrevemos, eu e o mano Renato, o livro Entre duas viagens (2017).

***
Ivo Manuel (à esquerda) com o autor, saboreando o escocês 

Amanhã (19), festeja-se o aniversário de Ivo Manuel Barbosa Lima, meu primo materno. Não se trata de uma data qualquer, trata-se de seus SETENTANOS. Nasceu no bairro de Constantinópolis (hoje Educandos), mas residente em Santos (SP) há décadas, quando seu pai – Manuel Barbosa – dirigia a Padaria NS das Graças, edificada na “cabeceira” da Baixa da Égua. De frente para a baía do rio Negro. Portanto, Ivo é um homem chibata, desses nascidos unicamente em Manaus. Parabéns, primo.

Que são setenta anos, quando se vai viver outro tanto? Tencionei abraçá-lo por ocasião dessa festa. Para isso, preparei o fato e a fala, porém esqueci da passagem aérea. Esqueci que moramos longe, que aquele mesmo rio Negro que embelezava a manhã vista do sobrado de sua casa, nos afasta impiedosamente. Que nos obriga a unicamente pensar nos bons e poucos momentos de convívio, quando trocamos um papo. Assim é melhor, pois a cada visita há o que conversar e atualizar sobre a tribo, de preferência animado por aquele escocês.

Votos de sucesso com a família e com os amigos, magnifica conexão que nos anima a enfrentar as travancas da vida. Que venham mais SETENTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário