CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, maio 13, 2019

AVIAÇÃO NO AMAZONAS - TÓPICO



Logo da empresa de aviação
Então capitão da Polícia Militar do Amazonas, experimentei uma ou duas vezes o avião turboélice YS-11 [construído por uma empresa japonesa, cujo voo inicial ocorreu em 1962 e o final, em 1974] da Cruzeiro do Sul, viajando para Porto Velho. 
Acredito que a estreia ocorreu em dezembro de 1969, quando o coronel Neper Alencar, chefe do Estado-Maior da PMAM, escalou-me para apurar uma ocorrência no garimpo de cassiterita, localizado no Igarapé Preto, pertencente ao município de Humaitá. Acompanhado do escrivão, passei uma semana naquele “fim-de-mundo”.

Valéria, em 2018
Recordo-me de que, à época, houve na região dois sequestros de avião, os quais foram levados para Cuba. Oficial da PM, viajando armado, lembro-me de que imaginei minha reação se, por acaso, o avião em que voltava para Manaus fosse sequestrado. Estava ansioso em chegar, por dois motivos: por ser véspera do Natal e para ver a Valéria, a primeira filha nascida dias antes.

O tópico referente à aviação regional foi publicado no Jornal do Commercio, de 20 de abril de 1969, portanto, há 50 anos.

 
Recorte do Jornal do Commercio, 20 abril 1969
Ontem [19 dez. 1969] foi inaugurada a linha da Cruzeiro do Sul com os aviões YS-11 para Porto Velho, saindo o mesmo lotado de Manaus, levando passageiros e convidados especiais.
Depois de um voo tranquilo de uma hora e cinquenta minutos, gozando das atenções e gentilezas da tripulação do aparelho, houve o pouso em Porto Velho onde estavam para receber os dirigentes da Cruzeiro do Sul o governador João Carlos Henriques, o coronel Carlos Webber, comandante da Guarnição Federal, além de outras autoridades e pessoas da sociedade.
A demora na capital de Rondônia foi de cerca de uma hora apenas o tempo necessário para uma vista às novas instalações da agência da companhia naquela cidade, que é hoje uma das mais modernas e luxuosas do Brasil.
O voo de regresso foi excelente, uma prova do bom equipamento que é o YS-11, voando a altura de 4 mil metros, com velocidade de 480 quilômetros horário.Representaram a Cruzeiro do Sul no referido voo os srs. Jorge Isper, gerente-geral de Vendas, Wernner Dieckmann e Rodolfo Bastos, respectivamente, gerente e subgerente da agência de Manaus da referida empresa.
Os próximos voos do YS-11 para Porto Velho serão feitos às terças, quintas e domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário