CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, maio 18, 2019

CORREIOS EM MANAUS

A privatização dos Correios já anunciada pelo Governo Federal, ao menos estudos nessa direção, vai acontecer. Para se ter ideia de sua longevidade, a existência deste emprego tem pouco mais de idade que a cidade de Manaus, a qual completa 350 anos em outubro próximo. Pois bem. Os correios datam de 25 de janeiro de 1663.

50 anos – outubro de 1969 –, manauenses interessados no colecionismo de selos, fundaram o Clube Filatélico, o qual, neste mês de maio, sob a direção do Jorge Bargas, intenta emergir ou reaparecer ou, quem sabe, “não morrer de véspera”. Os poucos filatelistas resistentes veem se reunindo às sextas, quando articulam algum movimento a fim de manter a chama acesa.
Mas, buscar a quem?  Em que nicho da sociedade? Diante do avassalador progresso da informática, que já mandou às favas cartas e selos; telegramas e faxes; material filatélico, como revistas e outros elementos próprios do colecionismo.
Lembrando de revista, exponho a capa do Correio Filatélico (COFI), circulada em janeiro/fevereiro de 1993, e editada pela “Superintendência de Filatelia da Diretoria de Negócios da ECT”. A matéria central é sobre o Carteiro, aquele servidor que já foi motivo de emoção, quando era esperado com ansiedade devido àquela correspondência. Hoje, já não se espera aquela carta do bem-querer, as diversas ligações ocorrem on-line.

Ainda da mesma revista, retirei a foto do bloco comemorativo a XIV Exposição Filatélica Luso-Brasileira (Lubrapex 92)




Nenhum comentário:

Postar um comentário