Placa indicativa da Manáos Improvements, 1907 |
Mais adiante, em 1º de maio, a empresa apresenta a certificação necessária para dar cumprimento ao projetado. A documentação somente foi publicada em Manaus no ano seguinte, no jornal Amazonas, edição de 3 março.
Em fevereiro de 1907, desembarcam em Manaus, viajando no vapor Anselm, os engenheiros ingleses Orner Rosenlecker e Huascar Puncell designados para a construção das obras.
No mês seguinte, o governo brasileiro autoriza esta empresa a funcionar no País. As cláusulas da concessão são reconhecidas pelo ministro da Viação e Obras Públicas, e se tornam públicas pelo decreto nº 6.030, de 15 de maio de 1906. Entre outras determinações, havia a que obrigação da empresa inglesa de manter um representante no Brasil, capacitado a resolver as pendências entre o governo e os particulares.
Parte das máquinas na instalação do Bombeamento, 1907 |
Também em beneficio das obras, ocorre uma mudança na direção. Dois sócios, Antonio Lavandeyra e o conde Rymkiewicz, deixam a direção da sociedade para permanecer o primeiro em Manaus, na superintendência dos serviços. E o segundo instala-se em Londres, para acompanhar e fiscalizar o material necessário as obras.
Família observa a atual tomada de água no Bombeamento, 2011 |
Paidégua esse artigo, parabéns!
ResponderExcluir