CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, abril 10, 2010

Automóveis - Comarsa

Mês passado, a VW comemorou o cinquentenário da Kombi, o veículo mais antigo ainda em fabricação. Lembrei-me então de reproduzir algumas notícias de então sobre os automóveis que o País começava a produzir. E, com atraso, desembarcavam em Manaus.


Para ilustrar esta memória, reproduzo a propaganda (termo da época) da linha VW, comercializada pela empresa Posto Sete, então situada na av. Sete de Setembro, esquina da av. Duque de Caxias, em frente a Escola Técnica, hoje Ifam. Por sinal, o prédio ainda se encontra em boa forma e, sem cobrar pelo comercial, à venda.







Ainda falando de automóveis, a 25 de março de 1960 (outro cinquentenário), ocorreu em São Paulo o lançamento do Aero Willys, carro tamanho família. Em Manaus, o modelo desembarcou pouco antes do final do mês. E, para melhor atender a clientela, a 10 de abril, a Comarsa inaugurou sua sede, honrada com a presença do Governador do Estado, Gilberto Mestrinho. Além do governador, destacam-se na foto de O Jornal, d. João Souza Lima, arcebispo do Amazonas, o industrial Isaac Sabbá, Luis Costa, secretário de governo, e a direção da empresa. A Comarsa hoje já desapareceu, foi substituída por novas concessionárias.
  
 
O Jornal, 10 Abril 1960
 










Falando na solenidade, Gilberto Mestrinho "agradeceu a realização da Comarsa, como parte do esforço pela construção do 'Novo Amazonas', formulando votos para que o exemplo fosse imitado por muitos, para maior grandeza do nosso Estado e felicidade de sua gente."

Um comentário:

  1. Depois disso,surgiram a Braga Veículos(Chevrolet-General Motors),Garcia Veículos(também da Chevrolet-General Motors),ambas operam até hoje! Da Volkswagen,a Mavel existe até hoje(há 40 anos-foi fundada em 1970,portanto.)! A Solimões opera provavelmente desde o início dos anos 1990,já a Posto Sete,operava dos anos 1980 até sua falência,que ocorreu em 1999 ou 2000,na antiga Rua Recife(hoje av. Mário Ypiranga),no bairro de Adrianópolis. A Fiat do Brasil chegou em Manaus-AM somente em fins de 1994,com a criação da Murano Veículos. A Via Marconi viria mais tarde. A Imesa era da Ford do Brasil,e faliu em 2001,substituída em seguida pela Monttana,do Grupo Simões,que assinou parceria com a Ford do Brasil. Desde o fim dos anos 1990 nós temos a River Car,da Toyota,a Porto(antiga Parintins),da Renault e da Nissan,a Rivoli,da Peugeot,a Nice Veículos,da Citroen(é do Grupo Garcia),além da chegada da Pole Position(Hyundai e Ssangyong),e da Pateo(Hyundai,pertencente ao Grupo Benarrós),além de ter existido por algum tempo a Rezende Import,da Audi. Hoje é a Rezende Kia. Sem esquecer Martins Import,também da Kia. Além da Mitsubishi Motors Manaus,do Grupo Bastazini . E mais recentemente entrou a Pedragon Chevrolet,de Recife-PE. além de ter funcionado por um curto tempo a MG Veículos,da SEAT. É isso que eu sei sobre os concessionários de automóveis de bandeira daqui de Manaus-AM.

    ResponderExcluir