CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

10 de abril de 2010

Automóveis - Comarsa

Mês passado, a VW comemorou o cinquentenário da Kombi, o veículo mais antigo ainda em fabricação. Lembrei-me então de reproduzir algumas notícias de então sobre os automóveis que o País começava a produzir. E, com atraso, desembarcavam em Manaus.


Para ilustrar esta memória, reproduzo a propaganda (termo da época) da linha VW, comercializada pela empresa Posto Sete, então situada na av. Sete de Setembro, esquina da av. Duque de Caxias, em frente a Escola Técnica, hoje Ifam. Por sinal, o prédio ainda se encontra em boa forma e, sem cobrar pelo comercial, à venda.







Ainda falando de automóveis, a 25 de março de 1960 (outro cinquentenário), ocorreu em São Paulo o lançamento do Aero Willys, carro tamanho família. Em Manaus, o modelo desembarcou pouco antes do final do mês. E, para melhor atender a clientela, a 10 de abril, a Comarsa inaugurou sua sede, honrada com a presença do Governador do Estado, Gilberto Mestrinho. Além do governador, destacam-se na foto de O Jornal, d. João Souza Lima, arcebispo do Amazonas, o industrial Isaac Sabbá, Luis Costa, secretário de governo, e a direção da empresa. A Comarsa hoje já desapareceu, foi substituída por novas concessionárias.
  
 
O Jornal, 10 Abril 1960
 










Falando na solenidade, Gilberto Mestrinho "agradeceu a realização da Comarsa, como parte do esforço pela construção do 'Novo Amazonas', formulando votos para que o exemplo fosse imitado por muitos, para maior grandeza do nosso Estado e felicidade de sua gente."