CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

19 de abril de 2010

Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier


A Polícia Militar do Estado vem cumprir sua obrigação cívica. Convida a comunidade para, na véspera do feriado, festejar duas efemérides: o seu 173º aniversário, acorrido a 4 passado, e a data nacional de Tiradentes, designado patrono das Polícias Militar e Civil.
Parece-me que é a única manifestação no Estado sobre o protomártir da Independência, que ainda lembramos por Tiradentes. Salvo o governo das Minas Gerais, que comemora essa data patrocinando uma festa substancial, com a generosa distribuição de condecorações. Pouco mais é realizado no País, salvo pelas corporações policiais.

Não se vê ou se viu alguma série ou minissérie nas telas, grandes ou pequenas; revista com edição especializada; jornal com chamada para explicar o feriado; não há comunidade na web; enfim, Tiradentes precisa ser retomado, como liderança que muito realizou em prol do Brasil livre. Se hoje nos envaidecemos de democracia e riqueza, um pouco de tudo isso passou pelas idéias de Tiradentes e seus amigos.

A festa da Polícia Militar do Amazonas acontece no dia 20 (terça), às 9h, na Praça da Polícia, em frente ao Palacete Provincial.

Praça da Polícia e Palacete Provincial, ao fundo